jornal-campista-1-1536x688

Subsecretaria concede Prêmio Mulheres em Destaque Mercedes Baptista

Cerimônia, que vai homenagear mais de 40 mulheres que se destacam pela sua atuação, será, a partir das 19h, no Teatro de Bolso

Foto: Divulgação.

A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) realiza nesta sexta-feira (22), às 19h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro, a cerimônia de homenagem do “Mulheres em Destaque Mercedes Baptista”. O prêmio foi criado por meio de lei e tem o objetivo de homenagear personalidades femininas que se destacam na região pelo seu trabalho, sempre no mês de março, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Ao todo, 44 mulheres serão homenageadas. (Leia mais abaixo)

 

A escolha pelo nome do prêmio de Mercedes Baptista, que também dá nome ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Campos, se dá em homenagem à bailarina campista que esteve à frente do seu tempo no empoderamento feminino, tendo sido a primeira negra a compor o corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro ano em que essa homenagem acontece.(Leia mais abaixo)

 

A premiação ocorre em razão da importância fundamental da mulher em todos os segmentos da sociedade, que vem contribuindo consideravelmente com o desenvolvimento e inclusão social.  “Em Campos, várias personalidades têm se destacado na vida pública e privada, na prestação de serviços voluntários. Em função desse desempenho feminino, que contribui consideravelmente com o desenvolvimento da nossa sociedade, é que criamos essa homenagem a todas as mulheres, celebrando, assim, o sucesso que elas trazem frente à comunidade campista por meio de entrevistas enriquecedoras”, informa a subsecretária Josiane Viana.(Leia mais abaixo)

 

A lei também prevê entrevistas com as mulheres, divulgadas nas redes sociais da Subsecretaria de Políticas para Mulheres (@smpm.camposoficial), onde relatam sua trajetória, experiências, desafios e conquistas. “Além de destacarem seu sucesso profissional, nas entrevistas, elas também revelam seus pontos de vista sobre a liderança da mulher, igualdade de gênero frente às dificuldades cotidianas e, principalmente, as transformações de cenários provocadas pela implementação do seu trabalho”. (Leia mais abaixo)

 

“Ao instituir homenagens às mulheres, buscamos também promover a visibilidade de seus feitos e agradecer pelo impacto positivo que têm em suas comunidades, carreiras, famílias e em diversos aspectos da sociedade. Reconhecer as mulheres em vida não apenas fortalece sua autoestima e reconhecimento público, mas também serve como um exemplo inspirador para gerações futuras”, destaca.(Leia mais abaixo)

 

Mercedes Baptista – A bailarina campista foi pioneira e emergiu como uma figura de destaque no mundo da dança brasileira, trilhando um caminho marcado pelo protagonismo feminino.  Sua jornada começou em uma época em que as mulheres enfrentavam desafios significativos para alcançar reconhecimento e respeito. No entanto, Mercedes Baptista desafiou as expectativas e superou as adversidades com determinação e talento. (Leia mais abaixo)

 

Ela fundou a primeira escola de dança moderna no Rio de Janeiro e foi uma figura importante na promoção e desenvolvimento da dança moderna no Brasil, deixando um legado na história que ecoou como um símbolo de empoderamento feminino e diversidade. Foi uma defensora incansável da igualdade de gênero. Ela usou sua voz e seu talento para desafiar normas sociais e promover oportunidades para mulheres. Ao longo de sua vida, Mercedes inspirou e capacitou inúmeras mulheres e seu legado continua a inspirar e orientar as mulheres que buscam conquistar seu lugar de destaque. Sendo assim, Mercedes Baptista permanece como um farol de esperança para todas as mulheres que ousam sonhar e lutar por um futuro mais igualitário e inclusivo.(Leia mais abaixo)

 

“Na premiação ‘Mulheres em Destaque Mercedes Baptista’, celebramos não apenas a vida e o legado dessa notável bailarina, mas também todas as mulheres que, como ela, desafiam barreiras, quebram padrões e deixam uma marca indelével no mundo”, finaliza a subsecretária.

Relacionados