A segunda edição do ano do Social + Perto, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, aconteceu nesta terça-feira (20) na localidade de Babosa, na Baixada Campista. De forma gratuita, a população teve acesso a diversos serviços das áreas sociais, de saúde, assistência judiciária e direito do consumidor, além de corte de cabelo, massoterapia, designer de sobrancelhas e esmaltação, entre outros. (Leia mais abaixo)
A primeira-dama Tassiana Oliveira, acompanhada do secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, esteve na Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira e acompanhou os atendimentos. Na ocasião, os alunos da unidade escolar, que foi reformada recentemente, e outras crianças que foram na companhia dos pais e responsáveis que buscavam atendimento, puderam se divertir com a recreação infantil realizada pelos profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Animação Cultural, da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia. (Leia mais abaixo)
“A gente só tem a agradecer por terem trazido esses atendimentos hoje para cá. Desde a primeira-dama até as atendentes do CRAS, todas foram muito atenciosas”, destacou Damiana Freitas, moradora de Babosa e mãe do Gabriel, que cursa o Terceiro Ano do Ensino Fundamental na E.M. Francisco Ribeiro Siqueira. (Leia mais abaixo)
Entre os serviços mais procurados estavam os atendimentos de atualização do CadÚnico, além das informações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A população também aproveitou a presença dos profissionais de assistência social, para esclarecer dúvidas sobre os programas sociais municipais e federais, como Cartão Goitacá, Mãe Coruja e Bolsa Família. (Leia mais abaixo)
Moradora da estrada de Barrinha, em Mussurepe, a dona de casa Silvana Machado aproveitou a oportunidade para atualizar o seu Cadastro Único. “Há dois anos estou correndo atrás do Bolsa Família, de algum benefício, porque não tenho renda. Achei muito bom ter esse atendimento aqui, perto da gente. Fui atendida e estou na esperança de conseguir algum benefício”, contou. (Leia mais abaixo)
Para a diretora da unidade escolar, Ana Luiza Salles, todas ganham com a realização do programa na localidade. “É de grande ajuda para a comunidade escolar e para os moradores de Babosa e região ter esses atendimentos. Muitos têm dificuldade de ir até o CRAS, então foi uma benção”.
Em sua 42ª edição, desde o seu lançamento em 2022, o Social + Perto também oferece ao público a possibilidade de realizar agendamento para fazer identificação civil de forma gratuita, vacinas de gripe, covid, entre outras do calendário vacinal disponíveis na rede pública de saúde, além de consulta médica com clínico geral. A população pode conhecer ainda o trabalho do Programa Criança Feliz, que atende a primeira infância, e, através da Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, é possível ainda fazer a Caderneta do Idoso.