SJB vive dia histórico com a inauguração da Ponte da Integração

Prefeita Carla Caputi participou da entrega ao lado do governador Cláudio Castro e dos deputados Rodrigo Bacellar e Carla Machado, além de outras autoridades

Um novo capítulo da história e do desenvolvimento de São João da Barra e da região foi escrito neste dia 12 de fevereiro de 2025. Esperada por mais de 40 anos, a Ponte da Integração Deputado João Peixoto, que liga o município a São Francisco de Itabapoana e Campos, foi inaugurada nesta quarta-feira pelo governador Cláudio Castro, acompanhado por várias autoridades, entre elas a prefeita Carla Caputi, a ex-prefeita e deputada estadual, Carla Machado, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar. (leia mais abaixo)

 

Diante de uma multidão, que foi ver de perto a realização do que muitas vezes foi chamada de sonho, a abertura da Ponte da Integração aconteceu logo após uma cerimônia, marcada também por homenagens ao saudoso ex-deputado João Peixoto, descerramento da placa e corte da fita pelas autoridades, liberando oficialmente as pistas da ponte. (leia mais abaixo)

 

Para a prefeita Carla Caputi, ter concretizada a entrega da Ponte da Ponte da Integração pelo Governo do Estado no momento em que está à frente do município é uma honra, além de motivo de agradecimento a todos os envolvidos na conquista. (leia mais abaixo)

 

— É um marco histórico e estou muito feliz como todos cidadãos por essa obra importantíssima, esperada há mais de 40 anos. Agradecer ao governador Cláudio Castro, nosso presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, a minha deputada querida do coração, Carla Machado, que sempre lutou também por essa obra, e tantos outros como o saudoso João Peixoto, que recebeu essa justa e merecida homenagem. Agora é continuar colhendo os frutos dessa ponte que vai integrar ainda mais e alavancar cada vez mais nosso município, que tem crescido tanto. A gente está investindo bastante também nas nossas competências e agradece ao governador também por ser parceiro nisso — destacou a prefeita Carla Caputi, agradecendo também a presença do público e autoridades do Estado e dos três municípios, entre elas vereadores e secretários de São João da Barra. (leia mais abaixo)

 

No palanque montado do lado sanjoanense da Ponte da Integração, o governador Cláudio Castro ressaltou a importância de SJB e da região para o desenvolvimento do Estado, apontando a conclusão da obra também como um reconhecimento a isso. (leia mais abaixo)

 

“Uma obra pública parada são sonhos interrompidos das pessoas. Entregar um acesso como esse é sim fundamental, mas o respeito pelo povo da Região Norte, desse Estado, isso não tem preço. Terminar uma obra como essa, interiorizar o investimento, é levar justiça ao povo que trabalhou, trabalha e vai continuar trabalhando duro pelo desenvolvimento desse estado”, discursou o governador. (leia mais abaixo)

 

Antes dele, o deputado e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, falou do compromisso que o governador teve com a região ao cumprir a entrega da Ponte da Integração e também iniciar as obras da RJ 194, que passará a levar o nome do ex-prefeito de SJB, Genecy Mendonça, o Dodozinho, e da RJ 196, que se chamará Pedro Cherene, para homenagear também o ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana. Um pleito assinado em conjunto por Bacellar e a deputada Carla Machado. (leia mais abaixo)

 

“Quero agradecer primeiro a meu ‘irmão’ Cláudio Castro que tanto já fez e faz por essa região e dizer do carinho que é poder retornar aqui hoje para esse momento épico, histórico, que vai deixar um grande legado do nosso governo para toda a população não só desses três municípios. Essa é uma obra de todos nós. Ninguém faz nada na vida sozinho, ninguém”, disse o presidente da Alerj, citando vários políticos que contribuíram para a construção da ponte e agradecendo a outros deputados e secretários estaduais presentes na solenidade. (leia mais abaixo)

 

A deputada estadual Carla Machado comemorou a inauguração da ponte e falou da importância de tantas pessoas para que essa obra histórica acontecesse. Além disso, a ex-prefeita comentou sobre os ganhos que o novo acesso, somado à conclusão das rodovias na margem esquerda do rio, trarão ao Porto do Açu, aos setores turístico e agrícola, ajudando também na questão da empregabilidade. “A gente sabe que com o desenvolvimento vem a questão da violência que preocupa não só aqui e o governador também atendeu a nossa solicitação da instalação de um posto da Polícia Rodoviária aqui na ponte. A prefeita Carla Caputi também está fazendo a parte dela montando uma base integrada”, afirmou a deputada. (leia mais abaixo)

 

A previsão do Governo do Estado é que mais de 2.300 veículos trafeguem pelo local diariamente. Com a estrutura de 1.344 metros sobre o Rio Paraíba do Sul, distância de 80 quilômetros que separava as sedes dos municípios de SJB e SFI será reduzida à metade. (leia mais abaixo)

 

Diante da demanda que passa a existir com a abertura a ponte, a prefeita Carla Caputi também levou ao governador e ao deputado Rodrigo Bacellar seu pedido por mais segurança no local. Ela já se reuniu, na última terça, com representantes de Campos, SFI e de forças de segurança, quando definiu também outras medidas como a instalação de câmeras de segurança em todo o trajeto. “O governador já atendeu todas as demandas. Estou muito feliz e agora é esperar, nos próximos dias, só acontecer”, finalizou Caputi.

 

Foto: Divulgação.

Relacionados