A Prefeitura de São João da Barra vai abrir inscrições para o cadastro de novas bolsas universitárias. O prazo vai do dia 11 ao dia 14 de fevereiro. O anúncio foi feito pela prefeita Carla Caputi e a portaria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está publicada no Diário Oficial do Município (aqui). (leia mais abaixo)
O Programa de Incentivo do Ensino Universitário (Cartão Universitário) oferece bolsas para estudantes sanjoanenses que podem chegar a até 100% do valor da mensalidade. Para este semestre são destinadas 150 vagas, sendo 25 para o curso de Medicina e 125 para os demais cursos superiores. (leia mais abaixo)
Os estudantes interessados devem comparecer à sede da Semed, que fica na Avenida Rotary, 783, fundos, no Centro da cidade de São João da Barra para apresentarem a documentação exigida. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Os candidatos precisam preencher os requisitos estabelecidos no decreto nº 51/23 (aqui). (leia mais abaixo)
O resultado das inscrições será publicado no Diário Oficial do Município até o dia 10 de abril, cabendo ao candidato acompanhar as publicações por meio do número da sua inscrição. A partir da publicação, os requerentes terão cinco dias corridos, contados a partir do dia útil subsequente ao da publicação, para tomar ciência, pessoalmente e de forma expressa, das razões do indeferimento, sendo possível apresentar recurso. (leia mais abaixo)
O resultado final será publicado em até 10 dias úteis a partir do dia último subsequente ao último dia do prazo para os recursos. A partir do primeiro dia útil seguinte à publicação do resultado final no Diário Oficial do Município o estudante tem cinco dias úteis para comparecer à Semed e realizar o cadastro. (leia mais abaixo)
— É muito gratificante vermos cada vez mais sanjoanenses cursando e concluindo o ensino superior, seguindo a carreira acadêmica, porque temos em São João da Barra um programa que proporciona essa oportunidade às pessoas que não poderiam arcar com o valor das mensalidades. Além das bolsas de estudos, que podem chegar até a 100%, oferecemos também o transporte estudantil, levando os alunos até às suas instituições de ensino na vizinha Campos dos Goytacazes – destacou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues. (leia mais abaixo)
Confira abaixo os documentos necessários para a inscrição:
- Declaração e/ou apresentação de comprovantes de rendimentos de todos os membros que compõem a renda familiar,
- Declaração original de duas testemunhas que residam na mesma localidade que o candidato, informando o tempo de moradia do candidato (modelo no final da matéria), acompanhada de cópia atualizada (últimos três meses), de conta de água ou luz e documento de identificação do titular da conta de consumo,
- Cópia do RG, CPF, título de eleitor, certidão de quitação eleitoral, comprovante de residência (água ou luz) atualizados (últimos três meses)
- Certificado de reservista (para estudantes do sexo masculino
- Uma foto 3x 4 recente;
- Comprovante original de matrícula em instituição de ensino superior (graduação) devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (carimbada e assinada pela instituição, ou com assinatura eletrônica verificável)
- Comprovação de que cursou todo o ensino médio em escola pública, situada no município de São João da Barra, quando for o caso,
- Comprovação de que estudou em escola situada no município de São João da Barra, quando for o caso,
- Ficha cadastral original (modelo no final da matéria) preenchida com todos os dados ali solicitados, e assinatura do aluno,
- Certidão negativa de débitos junto ao município, que pode ser emitida (aqui)