SJB participa do II Seminário Economia do Mar da Facerj

Evento aconteceu em São Gonçalo e debateu o potencial da Economia Azul como estratégia de desenvolvimento

Por: Belman de Alvarenga Heitor

Foto: Divulgação.

Representantes de São João da Barra participaram do II Seminário Economia do Mar – Fórum das Bacias e Baías Fluminenses, no Cinema Cineápolis do São Gonçalo Shopping, na última quarta-feira, 2. O evento realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) contou com a presença de gestores públicos e privados, além de especialistas, empresários e acadêmicos.

“Foi muito importante participar deste seminário que debateu estratégias para o desenvolvimento local através da dinamização da economia do mar. São João da Barra possui um enorme potencial devido a sua faixa litorânea que apresenta diversas possibilidades para o fomento de negócios sustentáveis, da geração de renda e da preservação ambiental”, declarou o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Márcio Martins, que estava acompanhado do gerente administrativo da pasta, José Antônio Pereira, e da assessora Fernanda Pires.

Com o seminário, os integrantes da secretaria acompanharam conteúdos que tratam sobre associativismo e criação de oportunidades, de emprego e de renda nos territórios marítimos fluminenses, através do fomento aos setores que utilizam o mar como recurso ou meio como: economia da praia, pesca, turismo, bioeconomia marítima, setor náutico, naval, portuários, energia e o setor de defesa.

No evento, foram abordados, ainda, temas relacionados à governança e sustentabilidade das baías fluminenses, o turismo, a gastronomia, os clusters do mar e as oportunidades ligadas às energias renováveis, além do painel: “Bacia de Campos, a Bacia das Energias”, entre outros.

A Facerj fez também a apresentação da “Certificação Selo Azul Cidades Costeiras”, um instrumento de orientação sobre o modelo de excelência referenciado em 20 requisitos para a organização de uma política pública de fomento à Economia Azul.

O selo funciona por meio de diagnóstico inicial do território marítimo municipal. Dependendo da pontuação atingida pela prefeitura costeira, a Facerj fornecerá a certificação que é válida por 2 anos, o que, consequentemente, gera para o município maior visibilidade, investimentos, desenvolvimento, oportunidades e empregos na região, impactando positivamente toda a população.

Foto: Divulgação.

Relacionados