O Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região realizou, na manhã desta quarta (26), um ato pelas ruas da Pelinca, dando continuidade às atividades da Campanha Nacional da categoria.(Leia mais abaixo)
Para esta quarta (26) está marcada a primeira mesa de negociação do Comando Nacional dos Bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para debater a defesa dos empregos na mesa “Trabalho”, como parte das negociações da Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.(Leia mais abaixo)
O presidente do sindicato, Rafanele Alves Pereira, convocou a categoria para a luta. “Se a categoria não participa, o banqueiro sente a falta de adesão e nós somos uma categoria unida. O Comando fez a entrega da minuta e agora teremos várias rodadas de negociação. Sem a participação de todas as bancárias e todos os bancários, não somos nada”, finalizou.(Leia mais abaixo)
Os dirigentes sindicais visitaram várias agências bancárias da região para dialogar com a categoria. O funcionário da Caixa Econômica Federal e secretário de Questões Legislativas e Institucionais Fábio Almeida Rangel aproveitou para conversar especificamente com os colegas do banco. “Nós não temos apenas a luta pelo índice de reajuste. Na Caixa, temos questões com o Saúde Caixa, com a Funcef e as mesas de negociações que não estão andando, uma vez que a Caixa tem desmarcado as reuniões. A atual administração está freando as negociações e precisamos estar juntos para manter os direitos garantidos e avançar nas conquistas”, finalizou.(Leia mais abaixo)
Mesa “Trabalho” – Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mesmo com lucros bilionários, nos últimos cinco anos, os bancos fecharam 3,2 mil agências em todo o país (88% delas de estabelecimentos privados). No mesmo período, houve uma redução de 20,7 mil postos de trabalho bancário.(Leia mais abaixo)
O tema será debatido à luz dos avanços tecnológicos e ressaltando que, o crescimento das instituições financeiras tem sido uma constante. Somente em 2023, os bancos registraram no Brasil um crescimento de 5%, em comparação ao ano imediatamente anterior, o que significou um lucro líquido de R$ 145 bilhões no período.(Leia mais abaixo)
Nas redes – Na manhã desta quarta (26), a hashtag #JuntosporEmprego chegou a figurar em quarto lugar nos trends topics, os assuntos mais comentados da rede X (antigo Twitter), uma forma de levar para o ambiente digital a luta da categoria.