jornal-campista-1-1536x688

Servidores participam de capacitação da Escola de Gestão do TCE

O treinamento visa trabalhar as mudanças no Sistema Integrado de Gestão Fiscal, que informatiza as etapas do controle das contas públicas entre os órgãos fiscalizados e o TCE

oto: Divulgação .

Cerca de 100 funcionários da Prefeitura de Campos que atuam na área da Contabilidade Pública participaram, nesta quarta-feira (29), do treinamento do Sistema Integrado de Gestão Fiscal (SIGFIS), ministrado por auditores da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE). (Leia mais abaixo)

 

O SIGFIS é um sistema que informatiza as etapas do controle das contas públicas entre os órgãos fiscalizados e o TCE. O secretário de Controle e Transparência, Rodrigo Resende, falou sobre a importância da capacitação dos servidores, devido às mudanças no sistema fiscal do Estado. (Leia mais abaixo)

 

“A nossa secretaria fez parceria, em conjunto com as secretarias municipais de Fazenda e de Administração e Recursos Humanos, com o Tribunal de Contas para trazer os auditores a fim de capacitar os funcionários da municipalidade. Eles são excelentes professores da alçada fiscal e estão apresentando todas as mudanças ocorridas do ano passado para cá. Precisamos estar atentos às mudanças a fim de viabilizar a transparência das contas públicas”, explica Resende. (Leia mais abaixo)

 

Um dos palestrantes, Sérgio Villaça, explica que este é um sistema novo no qual a Escola de Gestão do TCE está indo aos municípios para a imersão. (Leia mais abaixo)

 

“O SIGFIS está com novas exigências. A intenção não é só esclarecer eventuais dúvidas a respeito das atualizações, mas também receber dos municípios sugestões, já que é um sistema novo e a contabilidade pública, desde 2016, vem sofrendo muitas mudanças. Por conta disso, o Tribunal está se aproximando dos municípios, tentando esclarecer dúvidas e eventualmente até mudar o sistema para facilitar. Hoje, por exemplo, temos a questão patrimonial, que antes não era tão importante, mas hoje o controle patrimonial está maior”, citou.(Leia mais abaixo)

 

Além de Villaça, outros dois auditores da Escola de Gestão do TCE, Diego Ramos e Thiago Justino, participam do treinamento. O treinamento seguiu até as 16h desta quarta-feira (29).

Relacionados