Foram 365 dias de muitas lutas, articulações e diálogo, mas também de muita firmeza nos embates em prol de melhores condições para o servidor municipal. Assim, a presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep), Elaine Leão, resume o retrospecto deste ano, em que se reelegeu para mais um mandato a frente do sindicato, e traça perspectivas para 2025. Em entrevista ao Campos 24 Horas, Elaine avalia nesses tópicos que o período foi de conquistas importantes, além de falar sobre reposição inflacionária, plano de carreira, complementação previdenciária e embates com vereadores. Ela também fala a respeito de desafios a serem enfrentados no próximo ano. (leia mais abaixo)
VOTAÇÃO DA LOA – O ano de 2024 já começou com atuação do Siprosep tentando ajustar um diálogo entre o executivo e o Legislativo para a votação da LOA (Lei Orçamentária Anual), pois a notícia assombrava um possível atraso de salário dos servidores da ativa e dos aposentados. (leia mais abaixo)
COMPLEMENTAÇÃO PREVIDENCIÁRIA – Logo depois, o Siprosep obteve vitória na justiça, que devolveu a complementação previdenciária aos aposentados e pensionistas do município que recebem até R$ 3.117,00 por mês. (leia mais abaixo)
REPOSIÇÃO INFLACIONÁRIA – Também em 2024 garantimos a reposição inflacionária, pois já temos muita defasagem de anos anteriores em que o salário ficou congelado. Garantimos a tão sonhada promoção do PCCS (Plano de Cargos Carreira e Salários) que também veio através de uma sentença judicial. (leia mais abaixo)
REELEIÇÃO HISTÓRICA – Toda nossa luta e conquistas nos deram uma reeleição história no sindicato e me deu um mandato de mais quatro anos que terminará em 2028. Iniciamos em junho o segundo mandato e com recorde de votos nas eleições do Siprosep. Fui reeleita esse ano e tenho um compromisso com todos os 20 mil servidores que representarei até 2028. (leia mais abaixo)
LUTA POLÍTICA – A pedido de alguns servidores, diretores e da deputada Carla Machado resolvi aceitar o convite e vim candidata a vereadora, mas a maioria dos servidores entendeu que ainda não era o momento, pois estamos em meio a muitas frentes de luta no sindicato, entre elas a alteração e adequação das leis do instituto de Previdência, situação que venho denunciando desde 2021. (leia mais abaixo)
VOTOS ORGÂNICOS – Fiquei muito orgulhosa de ter obtido mais de 800 votos orgânicos, praticamente sem nenhum tempo de televisão e recursos financeiros. Foi uma experiência incrível e de muito aprendizado. (leia mais abaixo)
INCLUSÃO DE 49 CATEGORIAS – Temos muitas demandas para cobrar do governo municipal ainda, entre elas a inclusão das 49 categorias na promoção do plano de carreira. Os pisos também são sempre pontos de cobrança do Siprosep e continuaremos na luta para garantir uma verdadeira valorização a todos. (leia mais abaixo)
REVOGAÇÃO DE LEIS – Por isso vale ressaltar que as leis nocivas que foram aprovadas precisarão ser revogadas e isso estará na nossa pauta para 2025. (leia mais abaixo)
EMBATES COM VEREADORES – Com relação aos atritos com os vereadores da base do governo para adequação do regime previdenciário dos servidores à Lei Complementar 27 e 28, depois da reunião do Siprosep com os vereadores houve uma promessa, não cumprida, que seria formada uma comissão entre as procuradorias da Câmara e do Município, o jurídico do Siprosep, além do jurídico da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com o objetivo de alterar alguns artigos para que servidores que ingressaram antes da Lei Complementar entrassem não fossem atingidos. O trabalhador não pode pagar por uma conta que não é dele. Mentiras não passarão como as que foram proferidas na tribuna da Câmara. Tenho certeza que servidores conhecem meu trabalho, tanto que minha reeleição por ampla margem diz isso. Fui reeleita por meu trabalho e um histórico de lutas na defesa dos servidores.