jornal-campista-1-1536x688

Serviço Social e Hemocentro promovem conscientização sobre doação de sangue no HFM

A iniciativa começou no setor de traumato-ortopedia e contou com abordagens junto aos acompanhantes, com o intuito de incentivá-los a doar ou a trazer potenciais doadores

Foto: Divulgação.

O Serviço Social do Hospital Ferreira Machado (HFM) iniciou, nessa terça-feira (19), uma campanha interna sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa começou no setor de traumato-ortopedia (TO) e contou com a parceria do Hemocentro Regional de Campos (HRC), com abordagens junto aos acompanhantes, com o intuito de incentivá-los a doar ou a trazer potenciais doadores.(Leia mais abaixo)

“A doação de sangue é imprescindível para pacientes que necessitam de transfusões, especialmente aqueles em tratamento oncológico, vítimas de traumas por acidentes ou quedas e portadores de anemias hereditárias. Em tempos de dengue, como estamos vivendo, a necessidade é ainda maior. É um ato que pode parecer simples para algumas pessoas, mas para muitos é a esperança de vida”, afirma a chefe do Serviço Social do HFM, Marta Monteiro.(Leia mais abaixo)

 

A assistente social do TO e da Clínica Cirúrgica, Danielle Rangel, explicou que a campanha vai continuar em outros setores do hospital. “A nossa ideia está relacionada à conscientização sobre a doação de sangue, tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes. Vamos realizar essa ação em todas as clínicas e a próxima será na Clínica Cirúrgica. A doação de sangue é realmente um ato de amor ao próximo, e é maravilhoso ver o interesse das pessoas em ajudar o outro”, relatou.(Leia mais abaixo)

“É muito importante divulgar os critérios para a doação de sangue. Muitas pessoas podem não estar cientes dos requisitos básicos, como idade, documentos necessários e orientações sobre alimentação. Compartilhar essas informações é essencial para encorajar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue”, destacou a assistente social do HRC, Cristiane Barros.(Leia mais abaixo)

 

Já a assistente social do HRC, Maria Gonçalves, explicou os critérios para realizar a doação de sangue. “Sempre explicamos que, pelo menos três horas antes da doação, deve-se evitar alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), assim como massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc. Se preferir doar depois do almoço, é recomendado aguardar de duas a três horas após ter se alimentado. Além disso, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal); pessoas com idades entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos”, reforçou.(Leia mais abaixo)

 

Para equilibrar o estoque, que está muito abaixo do ideal, o HRC convida todos os doadores e potenciais doadores para fortalecer essa corrente do bem, comparecendo à sede da unidade, que fica localizada na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. O HRC funciona todos os dias, incluindo sábado, domingo e feriado, das 7h às 18h.(Leia mais abaixo)

 

Unidade Móvel — Para aumentar o estoque de sangue, o HRC também está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para [email protected]. A última coleta do mês de março será no dia 26, no Instituto Nelia Almeida, no Flamboyant.

Relacionados