Saúde: SAD promove curso sobre técnicas de higienização para pacientes acamados

Cerca de 50 técnicos de enfermagem participaram do curso, que teve duração de 4 horas, e que também aconteceu nesta sexta-feira, em dois horários

Foto: Ascom.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), promoveu, nesta quinta-feira (25), no auditório do Conselho Municipal de Saúde, um curso de capacitação para higiene de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Estiveram presentes na capacitação a médica do SAD Helen do Espírito Santo, o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, e o palestrante e enfermeiro Reinaldo Pereira. (Leia mais abaixo)

 

Cerca de 50 técnicos de enfermagem participaram do curso, que teve duração de 4 horas. A capacitação também acontece nesta sexta-feira (26) em dois horários e cerca de 100 técnicos estão inscritos. O encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento desses profissionais alertando para os cuidados com sinais de infecções e demonstrando técnicas de higienização na prática utilizando um boneco manequim. A médica do SAD agradeceu a participação da Secretaria de Administração e Recursos Humanos na capacitação. (Leia mais abaixo)

 

“O SAD agradece ao nosso secretário Fellipe Augusto, por ter vindo nos prestigiar, abrindo mais um curso de capacitação do nosso departamento. As portas estão sempre abertas para que essa parceria possa gerar cada vez mais frutos para toda população campista. É importante ressaltar que a Secretaria de Administração e Recursos Humanos é uma grande parceira do SAD, entendendo as necessidades cada vez maiores do nosso serviço”, disse Helen.(Leia mais abaixo)

 

Fellipe Augusto falou sobre a importância da capacitação na assistência aos munícipes. “O desenvolvimento profissional é extremamente importante para podermos prestar cada vez mais um serviço de qualidade à população. É nítida a melhora na prestação de serviço à população nos últimos três anos pelo governo Wladimir Garotinho. Cada vez mais pacientes são atendidos com qualidade e dignidade”, disse o secretário.(Leia mais abaixo)

 

O enfermeiro Reinaldo Pereira, foi o responsável pela capacitação e explicou o objetivo do curso. “Demonstrar como podemos ter uma redução significativa das infecções relacionadas à saúde desses pacientes acamados, seja no âmbito do home care, atenção domiciliar, além da rede hospitalar. É extremamente fundamental a humanização do cuidado, que é você levar ao paciente ao que ele precisa para que ele também se sinta pertencente ao seu cuidado e seu tratamento como um todo”, explicou Reinaldo.(Leia mais abaixo)

 

A técnica de enfermagem, Lucia Helena Dantas, de 65 anos, reforçou a importância do tema. “Todo tema que abrange a enfermagem é do meu interesse. O curso de hoje foi muito importante, porque a higiene bem feita inibe a entrada de bactérias e outros microrganismos em pacientes vulneráveis. Com isso, agradeço a equipe do SAD por nos tornar ainda mais aptos para atender a população”.

Relacionados