SAD promove capacitação sobre cuidados com sonda de gastrostomia

O curso de aprimoramento em cuidados com as sondas de gastrostomia (GTT) vai qualificar, ainda mais, os técnicos de enfermagem do Serviço de Atenção Domiciliar no manuseio e higienização dos dispositivos

Foto: Mariana Vianna/Ascom.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) promoveu, nesta terça-feira (19), um curso de aprimoramento em cuidados com as sondas de gastrostomia (GTT) para os técnicos de enfermagem ao manusear e higienizar os dispositivos. A capacitação, por meio de palestra, continua amanhã (quarta, 20) para os técnicos que não puderam comparecer. (Leia mais abaixo)

 

O secretário de Saúde em exercício, Marcos Gonçalves, participou da abertura da capacitação, dando boas-vindas aos técnicos e destacou os esforços da gestão para garantir assistência de qualidade aos munícipes.(Leia mais abaixo)

 

“Quando assumimos o SAD, no início da gestão, havia muitos problemas de logística e de atendimento à população. Com o empenho e garra de toda a equipe, conseguimos reestruturar o serviço. Quero dar as boas-vindas a todos e que vocês aproveitem esse curso, que é de extrema importância”, disse o médico.(Leia mais abaixo)

 

A enfermeira palestrante e consultora técnica, Luciana Castro, ressaltou que as capacitações e atualizações são importantes, pois as sondas de gastrostomia (GTT) são materiais de critical care.(Leia mais abaixo)

 

“É de suma importância que os técnicos se atualizem, pois as orientações práticas promovem o cuidado adequado do material, prolongando a preservação das sondas, que são de alto custo”, disse Luciana.(Leia mais abaixo)

 

A médica coordenadora do SAD, Helen Espírito Santo, ficou muito feliz em ver o interesse dos técnicos de se atualizarem.(Leia mais abaixo)

 

“A palestra foi pensada para os técnicos, então é muito satisfatório vê-los interessados e tirando dúvidas. Logo veremos os técnicos colocando o conhecimento em prática. Fico muito feliz em poder proporcionar esse estudo para eles através do SAD”, disse.

 

O certificado da palestra será entregue aos técnicos com as horas referentes à atualização, contribuindo para o currículo de cada participante.

 

“O evento foi um sucesso, o auditório estava lotado. Contamos, inclusive, com a presença do secretário de Saúde em exercício, Dr. Maninho, que é um dos grandes apoiadores do SAD”, acrescentou a médica Helen, frisando a importância do curso para que os pacientes tenham um cuidado aprimorado.

 

 

Relacionados