Reviravolta na eleição da OAB-RJ: Marcello Oliveira propõe redução de anuidade e combate ao lobby

Foto: Divulgação.

O advogado Marcello Oliveira quer uma “Reviravolta” na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAR-RJ), que acontece no próximo dia 25 de novembro.(leia mais abaixo)

O substantivo feminino, na avaliação de Marcello Oliveira e os demais integrantes da Chapa 3, carrega o sentimento da maior parte dos advogados do estado, que viram a taxa de contribuição anual subir nos últimos anos ao sabor da escalada, porém com pouco comprometimento das últimas gestões para com a categoria, segundo eles.(leia mais abaixo)

Reviravolta também se apresenta como uma chapa que busca construir uma “instituição verdadeiramente independente de influências externas” e que pretende impedir que a advocacia se curve ao lobby e interesses econômicos. Apelo que parece ter catapultado a Chapa 3 – Reviravolta, pelo que se viu em outubro durante a cerimônia de lançamento. Evento que lotou o auditório da Associação Brasileira de Imprensa, a ABI, no Centro do Rio, e contou com a presença de personalidades da advocacia como a ativista de Direitos Humanos Margarida Pressburger; Sérgio Tostes, diretor do IAB; João Castellar, advogado criminal e professor da UFRJ; Geraldo Prado, jurista, professor universitário de desembargador aposentado e presidentes e candidatos à presidência de diversas subseções do Estado.(leia mais abaixo)

 

“É hora de devolver a OAB para a advocacia. Queremos uma Ordem democrática e para todos, e não apenas para um clubinho de abastados e elitizados. Temos o Tribunal de Justiça mais caro do Sudeste brasileiro e o quarto mais congestionado, precisamos lutar contra isto, que tanto prejudica as nossas condições de trabalho. É hora de recuperar o orgulho de ser advogado, de bater no peito de cabeça erguida”, disse Marcello.(leia mais abaixo)

 

Angela Kimbangu, candidata a vice-presidente na chapa e presidente da Associação Advocacia Preta Carioca Umoja, declarou que acredita na necessidade de defender a advocacia. A Reviravolta é integrada pelas candidaturas de Leila Pose, como secretária-geral; secretário-adjunto, Hércules Anton; e pelo tesoureiro, o ex-presidente do Sindicato dos Advogados Álvaro Quintão. Além disso, a Chapa 3 tem candidatos a presidentes em todas as subseções do estado e para a Caixa de Assistência (CAARJ).(leia mais abaixo)

Entre outras bandeiras, a Chapa 3 também propõe a melhoria dos serviços oferecidos à categoria pela OAB-RJ, a luta contra as altas custas e a morosidade seletiva do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

 

Fonte: Folha News

Relacionados