Nessa terça-feira (22), representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Fundação Municipal de Esportes (FME), juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM), se reuniram para ajustar os detalhes da Corrida das Estações-Etapa Primavera, que será realizada no dia 24 de novembro, no Cais da Lapa, na área central de Campos. O evento coincide com as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.(leia mais abaixo)
A corrida, que terá um percurso de 5 km no estilo rústico, tem como objetivo não apenas promover a prática esportiva, mas também conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, uma atitude que salva vidas. O evento contará com a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos (HRC), que estará presente no local para receber doações de sangue. Além disso, o público poderá participar de outras atividades de saúde, como aferição de pressão, medição de glicemia, aulas de dança, música e atividades físicas.(leia mais abaixo)
A largada da Corrida das Estações acontecerá às 8h30, na rampa do Cais da Lapa, com chegada no mesmo local. As inscrições para a corrida serão realizadas de forma diferenciada para os doadores de sangue. No dia 14 de novembro, será divulgado um link exclusivo para esses doadores, que deverão anexar o comprovante de doação para validar sua inscrição. O prazo para realizar a doação de sangue será de 22 de outubro até 13 de novembro. Já para o público em geral, as inscrições serão liberadas no dia 18 de novembro, às 10h, por meio das redes sociais da FMS e FME.(leia mais abaixo)
Os interessados em participar também poderão se inscrever doando 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá). A entrega dos alimentos e a retirada do chip para a corrida deverão ser feitas no dia 21 de novembro, das 8h às 16h, na sede da Fundação Municipal de Esportes (antiga sede da AABB), localizada na Rua dos Goytacazes, 499.
Os 200 primeiros inscritos receberão uma medalha especial, que formará uma mandala com as medalhas das etapas anteriores da Corrida das Estações. Além disso, os três primeiros colocados na prova receberão troféus como prêmio.(leia mais abaixo)
Importância da doação de sangue – O diretor administrativo da FMS, Rogério Aguieiras, ressaltou a importância de agradecer aos doadores de sangue e conscientizar a população sobre essa causa. “A Corrida das Estações não é apenas uma oportunidade de cuidar da saúde física, mas também de salvar vidas. Queremos reconhecer o esforço dos doadores de sangue e incentivar ainda mais pessoas a contribuírem. Cada doação pode ser o que falta para alguém ter uma nova chance de viver”, enfatizou.(leia mais abaixo)
Já o diretor de esportes da FME, Narciso Dias, destacou a importância do alinhamento entre as secretarias para a realização do evento. “Estamos em um momento crucial, alinhando todos os detalhes para a última etapa da Corrida das Estações. Esta edição é especial porque precisamos de uma captação de sangue alta para continuar salvando vidas. O Hemocentro estará trabalhando diretamente conosco, juntamente com a Fundação Municipal de Saúde e outras secretarias. Vamos agir, fazer nossa parte e ajudar quem precisa”, concluiu.(leia mais abaixo)
Requisitos para doação de sangue – Para se tornar um doador de sangue, é preciso atender a alguns requisitos simples: estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis). Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.(leia mais abaixo)
O Hemocentro Regional de Campos, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro Caju, está aberto todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, para receber doações.