PSE: conscientização dos hábitos de higiene em Creche da Tapera

Os alunos assistiram ao Teatro de Fantoche, atividades de pintura e ligação de pontos (higienização corporal, hábitos saudáveis), simulação de banho com uso de pente fino pelas crianças, entre outros

Foto: João Paulo de Oliveira/Ascom.

De forma prazerosa e divertida, o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), está desenvolvendo o projeto “Promoção de hábitos saudáveis por meio de atividades lúdicas com crianças na primeira etapa da Educação Básica: uma proposta interativa”, nas unidades escolares do município. Esta semana foi a vez da Creche Escola João Siqueira dos Santos, na Tapera, receber a ação. (Leia mais abaixo)

 

Os alunos assistiram ao Teatro de Fantoche, atividades de pintura e ligação de pontos (higienização corporal, hábitos saudáveis), simulação de banho com uso de pente fino pelas crianças, apresentação do Dr. Boca e orientação para escovação. Eles receberam ainda um kit com escova e creme dental.(Leia mais abaixo)

 

Já os pais e responsáveis assistiram ao teatro e às atividades aplicadas. Também participaram de uma roda de conversa, palestra com profissional de saúde sobre doenças respiratórias e responderam folder com informações sobre gripe e pediculose. Participaram da ação alunos do Curso de Graduação em Medicina da FMC e do Curso de Graduação em Odontologia da Universo.(Leia mais abaixo)

 

Coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira falou sobre a importância do trabalho. “A atividade é de extrema relevância às parcerias estabelecidas, intensificando ainda mais as ações de Educação em Saúde, que por sua vez, ao longo dos anos, tem se tornado cada vez mais importante e estratégica quando falamos em prevenção e promoção em saúde. Unir alunos, profissionais e responsáveis (comunidade escolar) na ação da CEM João Siqueira, trouxe um envolvimento único”, explicou João.(Leia mais abaixo)

 

Dentista e professora do curso de graduação em Odontologia da Universo, Isabella Henriquez destacou o trabalho feito junto à comunidade escolar. “Trouxemos a informação de uma maneira bem lúdica, promovemos um teatro inserindo a importância da higiene oral e também de uma alimentação mais saudável para as crianças. Temos certeza de que o nosso objetivo de sensibilizar as crianças, os professores e os pais foi alcançado. Que possamos, através desta ação, promover de fato a saúde, por meio da melhoria dos hábitos de higiene oral e de uma alimentação mais saudável para todos. Agradeço mais uma vez, em nome da Universo Campos, por toda a oportunidade e parceria. Que possamos desenvolver outras ações como essa. Muito obrigada”, falou Isabella.(Leia mais abaixo)

 

Gestora da creche, Kelly Aparecida Soares de Azevedo disse que é muito gratificante ver Educação e Saúde andando de mãos dadas. “Eu sou muito grata a toda a equipe do PSE que abrilhantou a nossa Secretaria de Educação com esses projetos maravilhosos, as nossas escolas, e junto agora com a Faculdade de Medicina, com o curso de Odonto da Faculdade de Universo, vieram trazer esse espetáculo de projeto para as unidades escolares, foi um momento mágico que envolveu toda a comunidade escolar. Professores, auxiliares de turma, pais de alunos, responsáveis e alunos. Foi fantástico! A gente espera que continue assim e cada vez crescendo mais. Eu só tenho a agradecer”, ressaltou a gestora.(Leia mais abaixo)

 

De acordo com Thainara Aparecida, mãe de aluna do G3, a atividade foi muito válida. “A gente tira as dúvidas, aprende mais, como por exemplo, que a gripe não tem tratamento, mas que é necessário tomar os medicamentos, repousar e tomar as medicações que são prescritas pelo médico”, esclareceu.(Leia mais abaixo)

 

Professora da creche, Genilce Magalhães disse que o projeto vem somar com os educadores porque o lúdico é muito importante para as crianças. “A gente já faz esse trabalho de higiene, porque eles almoçam aqui na creche, mas com o lúdico, trazendo outras pessoas para eles verem na prática como isso funciona, se conscientizar, é um aprendizado que fica. Eu achei importante também porque o projeto uniu o corpo de funcionários, os pais e os alunos. Todos participaram em massa e os alunos ficaram muito felizes”, finalizou.

Relacionados