De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas no mundo apresenta algum tipo de transtorno mental. Diante disso, é cada dia maior a necessidade de cuidar da saúde mental. Esse cuidado é ainda mais intensificado no “Setembro Amarelo”, quando são realizadas campanhas de prevenção ao suicídio. No município de Campos, o Programa Saúde na Escola (PSE) já contemplou cerca de 400 alunos com diversas ações abordando a temática somente na primeira quinzena deste mês. (Leia mais abaixo)
O PSE trabalha a saúde emocional dos alunos e educadores durante todo o ano, através de projetos como “Valorização da Vida”, “Bullying Não é Legal”, “ Tudo Bem Se Emocionar”, “Entendendo a Violência Para Prevenir, Proteger e Promover Saúde”, e “Saúde Mental e Comportamento Alimentar Com Funcionários das Unidades”. (Leia mais abaixo)
O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, lembrou que outra ação importante teve início nesta segunda-feira (16), através de uma parceria com a Escola de Formação de Educadores (Efem) que é o curso “Autolesão Não-Suicida (automutilação) na Infância e Adolescência: Fatores de Riscos e Recursos de Apoio”.(Leia mais abaixo)
“A saúde mental é um aspecto essencial do bem-estar humano, e sua importância deve ser reconhecida e promovida em todos os níveis da sociedade. O tema precisa ser trabalhado cada vez mais dentro do ambiente escolar. A promoção da saúde mental na escola proporciona aos alunos informação e o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais que podem auxiliá-los na busca por hábitos saudáveis. A relação entre as emoções e a saúde mental mostra como elas estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento da comunidade escolar e o PSE pode contribuir juntamente com outros atores da educação na abordagem de ações nesse sentido”, falou João.(Leia mais abaixo)
Educadora Emocional do PSE, Pamella Nogueira Miranda explicou que, para os alunos do 1° ao 5° ano, são realizadas ação do “Bullying não é Legal”, que aborda as consequências da violência escolar. O mesmo tema é abordado também para os menores, com uma linguagem apropriada à faixa etária.(Leia mais abaixo)
“Já o projeto “Valorização da Vida” é realizado com os alunos do 6° ao 9° ano, como forma de prevenção e promoção à saúde mental dos adolescentes e sobretudo a prevenção do suicídio e comportamento autolesivo não suicida. O projeto também é realizado o ano todo e intensificado no setembro amarelo”, concluiu Pamella.