Projeto de Hortas Pedagógicas auxilia no cuidado com o ambiente e no ensino-aprendizagem

Trabalho é desenvolvido em cerca de doze unidades através de parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura

Foto: Divulgação.

Estimular os alunos a pesquisar sobre as plantas, decomposição de matéria orgânica, características e, principalmente, inserir alimentos saudáveis na alimentação. Esses são apenas alguns dos benefícios que as hortas pedagógicas têm proporcionado aos estudantes da Rede Municipal. Através de uma parceria entre as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Abastecimento e Pesca, atualmente cerca de 12 unidades escolares já contam com as hortas pedagógicas. Entre elas, a Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera; Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora; Santa Terezinha, Baixa Grande, e Santa Maria.(Leia mais abaixo)

 

A diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, disse que as hortas pedagógicas conectam os estudantes ao meio ambiente, ensinando na prática sobre sustentabilidade, ecologia e alimentação saudável. “Ao cultivarem e cuidarem de plantas, os alunos compreendem melhor o ciclo de vida dos alimentos, o que desperta uma consciência crítica sobre os impactos da produção e consumo alimentar, contribuindo para uma formação cidadã e sustentável. Sem dúvidas, essa é mais uma importante estratégia para que nossos alunos sejam protagonistas das mudanças sociais e ambientais que são urgentes para todos nós”, pontuou Viviane.(Leia mais abaixo)

 

Já o secretário de Agricultura, Almy Júnior, destacou que as hortas fazem parte de um projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). “Estamos levando o conhecimento da agricultura aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Eles se envolvem, plantam, cuidam, participam da colheita e algumas escolas permitem que eles levem a produção para casa e acabam envolvendo toda a família. É, sem dúvida, um projeto muito interessante” disse Almy.(Leia mais abaixo)

Professora da Escola Municipal Professora Branca Peçanha, Luciana Almenara diz que o projeto da horta orgânica na escola é uma ferramenta valiosa, pois se trata de um espaço privilegiado, onde será ofertado para as crianças descobertas e o contato direto com a natureza por meio do cultivo de plantas, que proporciona uma experiência de aprendizagem e sensibilização sobre a importância do meio ambiente.(Leia mais abaixo)

 

“Com esse projeto se promove uma aprendizagem multidisciplinar com conteúdos, dinâmicas, aulas práticas e teóricas relacionadas à Matemática, Língua Portuguesa e Ciências. E o mais importante, a sensibilização das crianças e da comunidade escolar sobre o Meio Ambiente. São vários os benefícios: a aprendizagem significativa, motivação com o contato com terra, plantas, seres vivos, melhora da concentração e atenção para os conteúdos abordados em aula. Algumas competências como trabalho em equipe e a responsabilidade ambiental dentre outras. Outros aspectos que também a horta pode proporciona é o manejo dos resíduos orgânicos do que é descartado na cozinha na elaboração da merenda escolar, podendo ser utilizado na produção de compostagem utilizando na nutrição das plantas da horta, dando uma conotação ainda mais abrangente sobre o tema Sustentabilidade”, finalizou a professora.

Relacionados