Projeto A Criança Pede retorna nesta sexta-feira em escola do Parque Tamandaré

A Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barreto será a primeira deste ao a receber o projeto da Guarda Municipal de prevenção à violência

Adicione o texto do seu título aqui

Vai ser retomado, nesta sexta-feira (15), o projeto A Criança Pede, um trabalho educativo desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos, que atua de forma preventiva contra a violência nas escolas. A data escolhida para retorno é o Dia Nacional da Escola, que visa reforçar a importância que a escola tem na sociedade e o seu papel no desenvolvimento e emancipação do indivíduo. Além disso, o ano marca o aniversário de 20 anos do projeto e de suas atividades no município.

 

“A Guarda Municipal de Campos tem essa meta social de proporcionar aos alunos e seus responsáveis o conhecimento de leis e temas que gerem valores para essas famílias terem mais proteção e bem estar, onde estiverem na sociedade. Agora vamos ensinar a prevenção contra a violência urbana, já que muitos alunos vão sozinhos para a escola e estão vulneráveis a assaltos, roubos de celular e ameaças. Outro tema muito importante que vem sendo tratado com extrema seriedade é Riscos dos Abusos de Telas, que tem alterado a sua saúde emocional e o comportamento de crianças e adolescentes. Durante a ação do projeto, vou ensinar noções básicas de prevenção a violência urbana para evitar que as mesmas caiam em situações de risco”, disse o idealizador e coordenador do Projeto, GCM Ivan de Souza.

 

No decorrer do ano, diversas palestras serão realizadas. Nesta sexta, a primeira unidade contemplada é a Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barreto, no Parque Tamandaré, quando o projeto vai realizar o trabalho para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental II, pela manhã às 8h30 e, à tarde, às 14h.

 

Dos temas abordados, os alunos vão receber palestras sobre a Lei do Bullying e a sua aplicação; riscos dos abusos de telas; o perigo do uso do celular na infância; proteção, segurança e prevenção da violência nas escolas; além dos “Lembretes Diários 2”, voltado para a saúde mental, ajudando os alunos a lidarem com o medo, expressar suas emoções e pensamentos.

 

Durante a programação anual, as palestras serão ministradas por especialistas nas áreas de segurança pública e saúde: o idealizador, GCM Ivan de Souza; o Delegado Titular da 146º Delegacia de Polícia Civil, Carlos Augusto Guimarães; o advogado criminalista, Dr. Lenilson Sardinha; a assistente social do Programa Saúde na Escola (PSE), Francelyne de Assis Levino; a psiquiatra, Lígia Alexandre; e a estudante de psicologia, Nathália Rangel Gomes.

 

As instituições interessadas nas palestras podem entrar em contato para agendamento com o Coordenador do Projeto, por meio do número (22) 997107168.

Adicione o texto do seu título aqui

Relacionados