Postado por Fabiano Venancio- Com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana e a necessidade de reduzir o impacto dos veículos de carga no trânsito de Campos, que tem fluxo intenso, a Prefeitura proíbe, a partir desta segunda-feira (10/03), o tráfego de veículos de carga acima de quatro eixos pelas vias da cidade, como prevê a Portaria nº 21/2025, publicada na edição do Diário Oficial do Município do dia 27 de fevereiro e comunicada desde 19 de fevereiro ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) e desde 21 do mesmo mês ao Porto do Açu. A medida também reduz o desgaste de ruas e avenidas urbanas. Para garantir o cumprimento da medida, pontos de bloqueio estão sendo mantidos por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para orientar os usuários que tentam acessar as vias administradas pelo município. (leia mais abaixo)
Apesar da notificação prévia feita pela Prefeitura de Campos, o DER-RJ emitiu um comunicado, na sexta-feira (7) à noite, alegando a necessidade de extensão do prazo de interdição da RJ 238, conhecida como Estrada dos Ceramistas, para a conclusão das obras, que já se arrastam, nesta última interdição, desde 2 de dezembro. Em outubro de 2023, a Estrada do Ceramistas também chegou a ser fechada para obras e só foi reaberta após nove meses. Em 2022, a mesma rodovia chegou a ser fechada duas vezes: uma em maio para reforma da ponte sobre o canal de Tocos, com liberação após cinco meses; e outra em dezembro por conta de alagamento na pista. (leia mais abaixo)
A Prefeitura de Campos sugeriu ao DER, desde o início das obras, a manutenção do tráfego pela RJ 238 em sistema de Pare e Siga, como é comum ocorrer em vias de grande movimento durante manutenção na pista, assim como também aconteceu entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro deste ano, na própria Estrada dos Ceramistas. (leia mais abaixo)
Em novembro do ano passado, o DER-RJ se comprometeu em realizar a manutenção do pavimento de vias por onde o tráfego seria desviado após a interdição da RJ 238, o que não aconteceu até o momento.
(Redação do Campos 24 Horas com Secom/PMCG)