O Programa Guarda mirim, da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), forma uma nova turma na próxima terça-feira (26), às 13h, no Teatro Municipal Trianon, quando estarão se formando também mais de 300 alunos dos Programas Qualifica Jovem e Qualifica Polo, que oferece vários cursos de capacitação. Atualmente, são atendidos em torno de 170 adolescentes da Guarda Mirim, que recebem um auxílio que varia entre R$ 250 a R$ 350. As atividades e os cursos são realizados no contraturno para não haver divergência com o horário escolar. O expediente da Guarda Mirim é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.(leia mais abaixo)
As atividades e cursos do programa, voltados para jovens e adolescentes de 15 a 17 anos, incluem práticas e noções de hierarquia, além de disciplina e cidadania, em seus treinamentos. O programa também oferece cursos de qualificação, atividades físicas, noções de Boas Maneiras, de Música, Ordem Unida e administrativas, Defesa Pessoal, Informática e Primeiros Socorros.(leia mais abaixo)
Os alunos do programa realizam todos os dias o protocolo de hasteamento da bandeira Nacional, as 07h30 da manhã, na sede da FMIJ, seguindo normas e condutas de disciplina, a fim de despertar nos adolescentes o interesse pela segurança pública e prepará-los para assumir futuras lideranças. O instrutor da Guarda Mirim, Arthur Andrade, explica como funciona o programa. (leia mais abaixo)
– Os jovens permanecem na fundação por três anos ou até os 18 anos incompletos. Quando o aluno assistido faz 18 anos, ele automaticamente é desligado do nosso programa, completando a maior idade, ele não é mais amparado pelo ECA, o estatuto da criança e do adolescente -, explicou Arthur.(leia mais abaixo)
O programa é desenvolvido em 6 módulos, realizado em três anos, sendo trabalhado um módulo por semestre. No final do ano, os alunos que completam 18 anos participam da cerimônia de formatura e as vagas que surgem são abertas para novos inscritos no ano seguinte.(leia mais abaixo)
Integrante da Guarda Mirim desde 2022, o aluno Felipe de Souza Levino, de 17 anos, conta como a participação na Guarda Mirim mudou seu cotidiano. “Primeiramente, aqui aprendi a ter disciplina, compromisso, que é estar aqui sempre. Aqui, eu não fiz só amigos, fiz também uma família que, com certeza, vou levar para a vida, além de experiências que a Guarda Mirim também me trouxe”.