Programa Consultório na Rua de Campos é destaque no Ministério da Saúde

Essa iniciativa de sucesso tem promovido um atendimento integral e humanizado à população em situação de rua, integrando profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais

Foto: Divulgação.

O programa Consultório na Rua (CR) de Campos, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conquistou destaque no recente informe do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Essa iniciativa de sucesso tem promovido um atendimento integral e humanizado à população em situação de rua, integrando profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.(Leia mais abaixo)

ADVERTISING

 

Angelique Barbosa, médica do programa em Campos, destacou os impactos positivos na assistência em saúde para a população. “O programa está trazendo muitos resultados positivos para o município. Um dos principais pontos é a oferta de atendimento médico, de enfermagem e de assistência social diretamente para a população de rua. Além disso, hoje atendemos pessoas com outras vulnerabilidades como ação de prevenção”, destacou Angelique, enfatizando a importância da contrarreferência e do cuidado continuado para esses pacientes, que muitas vezes não buscam os serviços de saúde convencionais.(Leia mais abaixo)

 

A coordenadora do Consultório na Rua, Constância Prestes, complementa. “Hoje, nossa equipe é composta por oito profissionais. Prestamos serviços nas principais praças do município e temos uma sede fixa no Restaurante Popular, além de atendimentos itinerantes. Nossa missão é proteger a saúde de todos, sem exceção”, destacou Constância.(Leia mais abaixo)

 

Desde outubro de 2023, a equipe passou a contar com um médico e, em fevereiro de 2024, mais um enfermeiro e um assistente social foram integrados, aumentando a capacidade de atendimento. Além disso, a equipe recebeu uniformes que facilitam sua identificação, promovendo uma maior interação com a comunidade.(Leia mais abaixo)

 

O programa também contou com a adesão de uma psicóloga em abril de 2024. Com maiores possibilidades e multidisciplinaridade tem sido possível oferecer diversos serviços como vacinação, testagens rápidas, aferição de sinais vitais e rodas de conversa, tudo em parceria com diversas instituições locais. O Consultório na Rua reafirma o compromisso da Prefeitura com a inclusão e dignidade das populações em situação de rua, garantindo que todos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.(Leia mais abaixo)

 

A ampliação do programa, que acontece em nível nacional e já conta com 56 médicos do programa Mais Médicos atuando nas equipes de Consultório na Rua (eCR) em todo país, receberá um incremento de até 108 profissionais qualificados, com a abertura de editais específicos para este atendimento.

Relacionados