Profissionais da Educação podem atualizar o cartão de vacinação na Seduct

Para a imunização, basta levar os documentos pessoais e um comprovante de vínculo com qualquer rede de ensino, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h

Foto: Divulgação .

Alunos e profissionais da Educação das redes municipal, estadual, federal e particular têm mais um local para atualizar a caderneta de vacinação com as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, incluindo a gripe, que agora está liberada para pessoas a partir dos 6 meses de idade. O polo funciona na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. (Leia mais abaixo)

 

Para a imunização, basta ir à sede da Seduct levando documentos pessoais e um comprovante do vínculo com qualquer uma das redes de ensino. O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explicou que a vacina é um direito das crianças e adolescentes e o programa vem buscando, junto à Subsecretaria de Vigilância em Saúde, estimular que os profissionais da educação e alunos coloquem em dia suas cadernetas.(Leia mais abaixo)

 

“Além da vacinação itinerante que percorre as escolas e creches, a equipe de enfermagem realiza ações mediante agendamento nas unidades, ressaltando a importância da vacinação como, por exemplo, o projeto “Principais Doenças da Infância”. Essas atividades colaboram para garantir que os estudantes tenham esse direito garantido”, ressaltou João.(Leia mais abaixo)

 

A enfermeira do PSE, Iasmini Caldas disse que a vacinação é a melhor forma de prevenir doenças graves, ajudando na diminuição das complicações e hospitalizações. Ela falou sobre o esquema de vacinação nas escolas e creches.(Leia mais abaixo)

 

“Mediante agendamento prévio e, por meio de uma parceria entre a Seduct e a Secretaria de Saúde, uma equipe promove a vacinação nas escolas municipais. Temos também uma equipe disponível na secretaria com todas as vacinas para funcionários e alunos de qualquer rede de ensino. A equipe de enfermagem do PSE realiza ações de conscientização com os responsáveis e funcionários para aumentar a demanda e, consequentemente, o número de alunos vacinados. É preciso que as informações sejam replicadas e a educação em saúde seja constante. Costumo dizer que vacinar é um ato de amor”, finalizou a enfermeira.

Relacionados