Professores da Educação Fundamental participam de Encontro de Alinhamento e Planejamento Pedagógico

O evento acontece até a próxima sexta-feira (4) no Cemstiac e na Efem

Foto: Divulgação / Atualizada em 04/10 às 08h54.

Teve início nessa segunda-feira (30) e vai até sexta-feira (4) o Encontro de Alinhamento e Planejamento Pedagógico com Formação Continuada de Professores de 1º ao 5º ano e Educação Infantil. Os eventos acontecem no Cemstiac e na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), com carga horária de quatro horas e em dois horários: 8h30 ou 13h30.(Leia mais abaixo)

 

A coordenadora da Educação Fundamental, Anos Iniciais, Verônica Gomes, explicou que um dos objetivos do encontro é ficar mais próximo dos professores, trocar experiências e ainda preparar os educadores do 1º, 2º e 4º anos para a avaliação do ciclo 3 da prova do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que acontece na segunda quinzena do mês de outubro. Já os educadores de 3º e 5º anos vão trabalhar Matemática e Ciências da Natureza na sala de aula (áreas do bloco 2) com foco nos últimos resultados das avaliações externas a fim de contribuir com o trabalho do professor nos processos de ensino e aprendizagem.(Leia mais abaixo)

 

“Participar desse alinhamento é uma forma de construir planejamento de forma coletiva, trocas de experiências, como por exemplo, quem tem experiências exitosas compartilha com os outros profissionais. Os encontros ajudam os professores a se atentar também para as necessidades do trabalho, como atender às normativas municipais, estaduais e federais inserindo no dia a dia da sala de aula”.(Leia mais abaixo)

 

Professora do 1º ano da Escola Municipal José Giró Faísca, em Travessão, Janaína Teixeira Rangel disse que participa de todos os Encontros Pedagógicos. “São muito importantes, porque nos ajudam na elaboração de documentos e técnicas para colocar o planejamento em dia. É um enriquecimento maior para o nosso trabalho, além das atividades práticas e sugestões que nos auxiliam na sala de aula.(Leia mais abaixo)

 

Assim como Janaína, a professora do 1º ano da Escola Municipal João Batista de Azeredo Bárbara Cristina Alves Pereira Azevedo também participa de todos os encontros. “Reaprender a aprender deve estar na rotina de todos os professores e quando ele participa de uma formação como essa volta a compreender que é necessário abranger conhecimentos. É uma troca, a gente aprende, se vê nos colegas e enxerga onde está errando. Sou professora há 18 anos e tenho refletido muito. Através das vivências a gente percebe que nosso aluno mudou de perfil e, por isso, temos que estar sempre nos atualizando”, complementou Bárbara.(Leia mais abaixo)

 

As amigas Luciane Pereira da Costa e Fátima Zeferino Cordeiro, respectivamente, atuam nas escolas municipais Pequeno Jornaleiro, no Centro, e Ciep Arnaldo Viana, no parque Aurora, e aprovaram a iniciativa. Para elas, é uma troca de experiência essencial.(Leia mais abaixo)

 

“Os encontros só têm a acrescentar. A formação nos ajuda a ter mais criatividade no planejamento das aulas, atualiza nossas ideias através da utilização de música, rimas, entre outras atividades. Na anterior, trabalhamos parlendas e as crianças adoraram. É muito bom usar o lúdico na sala de aula”, disse Luciane.(Leia mais abaixo)

 

Há 45 anos como professora, Fátima acrescentou que os encontros representam uma consolidação de todos os profissionais que desejam ter conhecimento, uma complementação teórica e prática. “É um resgate e incentivo aos professores. A concretização da troca de ensinamentos e de conhecimentos. Essa atualização é muito importante”, finalizou Fátima.

Relacionados