Produtores de recebem apoio do Estado para cultivo de uva

Apoio financeiro e técnico fortalece a produção para vinhos diferenciados

crédito: ascom seappa

 

Produtores de uva de Petrópolis e Paraíba do Sul estão recebendo um apoio importante do Governo do Estado, por meio da linha de crédito, Frutificar, do Programa Agrofundo – criado para fomentar a produção rural. Neste caso, o auxilio deverá potencializar o cultivo de uvas para a produção de vinhos diferenciados na região, somando ao turismo. Os primeiros produtores a receberem o incentivo na Serra, têm áreas de cultivo com média entre 2 mil e 4 mil pés de uvas, que juntas poderão produzir cerca de 8 mil garrafas de vinho/ano.

São duas propriedades em fase inicial de produção no Vale das Videiras (Petrópolis) e uma no município de Paraíba do Sul. Juntos os cheques entregues nesta terça-feira (15.08) totalizam 210 mil para os investimentos na produção. A entrega foi feita durante solenidade no município de Areal em que a cidade que recebeu o título de Capital da Uva.

– Estes recursos fortalecem os investimentos em equipamentos para irrigação, aquisição de insumos e custeio de mão de obra. Importante destacarmos que em paralelo os produtores também recebem orientação técnica da Secretaria de Agricultura e da Emater – explica o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Dr. Flávio Campos.

– É um apoio importante que o governador Cláudio Castro está viabilizando para que produtores tenham melhores condições. Com o apoio técnico adequado, a expectativa é de que a produção cresça, gerando empregos e fortalecendo a economia dos municípios – assinala o secretário de Governo Bernardo Rossi.

Bernardo lembra que a produção de vinhos vem somar ao potencial da Região Serrana, já reconhecida pela gastronomia diferenciada. “Desenvolvermos este potencial significa na prática, dar mais oportunidades de trabalho e melhores condições de vida para as pessoas”, assinala Bernardo.

O Programa Agrofundo foi criado para fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura, operacionalizado pela Emater-Rio. O programa concede financiamentos a juros baixos a produtores rurais em 12 segmentos: Cultivar Orgânico, Frutificar, Prosperar, Florescer, Multiplicar, Rio Leite, Rio Mel, Rio Ovinos, Rio Genética, Rio Energia Limpa, Rio Aves e Rio Café.

No Frutificar, os produtores têm acesso a linha de crédito específica para financiamento de projetos de fruticultura, novas tecnologias de produção, além de apoio técnico. Esse segmento visa o aumento da produção e produtividade do cultivo de frutas no estado do Rio de Janeiro.

– No casos destes produtores da Região Serrana, as lavouras estão em fase inicial de produção e a intenção deles é desenvolver a produção de vinhos finos – explica o coordenador do Programa Agrofundo, Ronaldo Soares. O coordenador destaca que “são produtos de alto valor agregado que associados ao viés de turismo gastronômico da região, deverão atrair consumidores da capital e de outras cidades”.

A solenidade teve a presença do prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, do representante da Secretaria de Governo Albano (Baninho) Filho, representantes da Emater, Pesagro-Rio, Fiperj, entre outras autoridades.

Relacionados