A estátua de Tiradentes, instalada na Praça Batalhão Tiradentes, no Centro, será restaurada. Nesta quarta-feira (25), uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura fez a retirada do monumento, que é um dos patrimônios histórico e cultural de Campos.(Leia mais abaixo)
Antes de iniciar os trabalhos, a secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, conversou com a equipe da secretaria de Obras para definir a melhor forma de remover a estátua sem danificá-la ainda mais, já que a mesma teve a cabeça arrancada após um ato de vandalismo em agosto de 2023.(Leia mais abaixo)
Segundo Patrícia, a restauração faz parte das ações de revitalização do Centro Histórico de Campos, que envolve outros órgãos municipais e está sob a coordenação da secretaria de Turismo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).(Leia mais abaixo)
“Inicialmente, cogitamos a possibilidade de a restauração ser feita no local, mas não há logística para isso. Após a retirada, o monumento foi embalado e ficará guardado em local seguro e apropriado até o início dos serviços”, disse a secretária.
A estátua de Tiradentes fazia parte, originalmente, do chamado “Corredor Cultural”, inaugurado em 21 de abril de 1992. A data escolhida foi pensada para coincidir com o bicentenário de morte de Tiradentes, símbolo máximo da Inconfidência Mineira. A estátua foi feita por José Ludugelli, e é constituída internamente de concreto.
“O compromisso das atuais gerações com a sua própria história passa pelo entendimento do lugar ocupado pelos seus monumentos e patrimônios. Preservar os nossos monumentos faz parte de uma visão de sociedade que respeita o seu próprio passado”, disse a historiadora Rafaela Machado, coordenadora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho.