Representantes do Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense foram recebidos nesta quarta-feira (31) pelo chefe de gabinete do prefeito Wladimir Garotinho, Thiago Ferrugem, e pela subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves. A reunião foi para a apresentação de demandas do público atendido pelo Centro de Cidadania. (Leia mais abaixo)
Além de funcionários e colaboradores do Centro, também participaram pessoas assistidas pelo equipamento, que também falaram sobre as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia. A equipe apresentou um relatório com os atendimentos oferecidos ao público LGBTI no Centro de Cidadania, que também já está em contato com a Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. (Leia mais abaixo)
Durante a reunião, Thiago Ferrugem ouviu as demandas do Centro de Cidadania e também sugeriu a criação de um grupo de trabalho para dar andamento ao fluxo e ordenar a rede de apoio. “É muito importante trabalharmos para reduzir o preconceito e a violência contra esse público e temos consciência da necessidade de nossos servidores estarem cada vez mais preparados para o atendimento adequado de forma a garantir que a administração pública esteja cada dia mais preparada para atender a todos, sem distinção”, informa Thiago. (Leia mais abaixo)
A coordenadora do Centro de Cidadania Norte Fluminense, a advogada Shana Ribeiro, lembrou que o equipamento recebe a demanda do público LGBTI, seja nas áreas jurídica, de saúde ou social. “Essa reunião é fundamental para que possamos avançar na construção de um fluxo de atendimento tanto na rede de saúde como nos demais serviços do município”. (Leia mais abaixo)
A subsecretária de Desenvolvimento Humano lembra que o Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense se instalou em Campos em abril de 2021, através de parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “Precisamos formalizar uma parceria para avançar porque o Centro de Cidadania está com uma demanda crescente”, destaca. (Leia mais abaixo)
O Centro de Cidadania funciona, atualmente, no Centro de Assistência ao Cidadão (CAC), localizado na Travessa Santo Elias, 252/292, no Jardim Carioca. Entre os serviços oferecidos estão orientação jurídica, atendimento psicológico e de assistência social.