jornal-campista-1-1536x688

Prefeitura mantém apoio a famílias atingidas pelo temporal em Santo Eduardo

Nesta terça-feira (26), quarto dia de ação no distrito, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, acompanhadas da primeira-dama Tassiana Oliveira, auxiliavam a volta para casa de alguns moradores

Foto: César Ferreira/Secom.

O trabalho humanitário oferecido às famílias atingidas pelo temporal em Santo Eduardo continua pela Prefeitura. Nesta terça-feira (23), o quarto dia após o distrito ser inundado, as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social percorreram as ruas e abrigos acompanhando o retorno das famílias para as suas casas. Desde as primeiras horas desta terça, o trabalho contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira e do secretário Rodrigo Carvalho.(Leia mais abaixo)

 

“Em Santo Eduardo, as famílias começaram a retornar para suas casas com o apoio incansável das equipes da Prefeitura de Campos. Após um fim de semana de perdas devastadoras e cenas marcantes, pude testemunhar os primeiros sorrisos timidamente retornando aos rostos da população. Nossa solidariedade e apoio permanecem firmes em todas as localidades afetadas, enquanto trabalhamos juntos para superar essa adversidade”, disse Tassiana.(Leia mais abaixo)

 

De acordo com um levantamento realizado pela Vigilância Socioassistencial, departamento vinculado à SMDHS, além do 13º distrito, as chuvas também causaram transtornos em outros pontos do município, afetando 663 famílias e 1.621 pessoas, sendo 272 moradores apenas em Santo Eduardo. O levantamento ainda aponta que, do total de famílias, 243, totalizando 588 pessoas, ficaram desalojadas, sendo encaminhadas para casa de familiares ou amigos. Outras 88 famílias (227 pessoas) foram desabrigadas, ou seja, atendidas pelos abrigos provisórios abertos pelo município.(Leia mais abaixo

 

Segundo o levantamento, 17 bairros, distritos e localidades de Campos foram atingidos pelo temporal, sendo eles: Santo Eduardo, Rio Preto, Morangaba, Penha, Vila Nova, São Sebastião, Farol de São Tomé, Giro Faísca, Morro do Coco, Novo Jóquei, Santa Maria, Santa Rosa, Travessão, Terminal Pesqueiro, Vila dos Pescadores e Ponta Grossa dos Fidalgos. Nessas localidades, totalizaram 663 famílias, 1.621 pessoas, atendidas pelas equipes da SMDHS. Nesses locais, em especial Santo Eduardo, que contabilizou 118 famílias (272 pessoas) atingidas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social continua entregando materiais humanitários. No sábado (23) e domingo (24), foram contabilizadas 400 águas, 128 cestas básicas, 137 colchonetes, 254 cobertores e 220 kits de limpeza entregues.(Leia mais abaixo)

 

De acordo com o secretário Rodrigo Carvalho, as equipes também estão reunindo dados para que as pessoas atingidas possam ser inseridas em programas sociais, como o Aluguel Social; o Bolsa Família ou Cartão Recomeçar.(Leia mais abaixo)

 

“Estamos indo de casa em casa, desde sábado, para verificar do que as famílias estão necessitando, conforme determinação do prefeito Wladimir Garotinho. Além de Santo Eduardo, que é a região mais afetada pelo temporal, as nossas equipes estão espalhadas por diversos bairros, localidades e distritos que também foram atingidos. Estamos mapeando a situação, oferecendo uma escuta técnica e qualificada, além de oferecer uma palavra de conforto aos moradores que estão passando por esse problema”, explicou o secretário.

Relacionados