Nesta quinta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Saúde da Família e Comunidade, uma data importante para reconhecer o trabalho desses profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na prevenção, no cuidado contínuo de toda a população. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca o papel essencial desses médicos, que são especialistas em cuidar de pessoas, famílias e comunidades de forma integral.(leia mais abaixo)
De acordo com Bruna Chagas, médica da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do IPS, o trabalho do médico de família é dinâmico e multifacetado, atendendo pacientes ao longo de toda a sua vida. “O cuidado é focado na pessoa em sua integralidade e complexidade. O atendimento aborda questões de saúde tanto agudas quanto crônicas, envolvendo saúde da mulher, da criança, do idoso, do homem, saúde mental, sempre considerando o contexto familiar, social e econômico do paciente”, explicou a médica.(leia mais abaixo)
A atuação do médico de família vai além do consultório. Ele trabalha em equipe, com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e psicólogos, ampliando o cuidado para toda a família e comunidade. “Além dos cuidados individuais, realizamos visitas domiciliares, ações de saúde em escolas, empresas e grupos como os de tabagismo, gestantes, saúde mental e idosos”, complementou Bruna.(leia mais abaixo)
Uma das principais características que diferencia o médico de família do clínico geral é a abordagem mais holística do paciente. “O médico de família tem uma abordagem mais abrangente, considerando o paciente como um todo, incluindo sua família e o ambiente em que vive. Ele também ajuda em questões como saúde mental, imunizações e planejamento familiar”, afirmou Bruna.(leia mais abaixo)
A médica ainda afirma que compreender o território é fundamental para o planejamento de ações de saúde. “Entender as características ambientais, sociais e econômicas da população nos permite identificar as principais necessidades e os obstáculos de acessibilidade ao serviço de saúde, garantindo que as ações de saúde sejam realmente eficazes”, concluiu a médica.(leia mais abaixo)
A Atenção Primária à Saúde (APS) é, sem dúvida, a base do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma ampla gama de serviços que atendem a até 90% das necessidades de saúde ao longo da vida. O subsecretário de Atenção Primária, Benedito Pereira Martins, ressalta que a APS é um conjunto de ações que inclui desde a prevenção e diagnóstico até o tratamento e a reabilitação. “A APS visa cuidar das pessoas de forma abrangente, promovendo a saúde e prevenindo doenças. Seu objetivo é garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população”, enfatizou Benedito.(leia mais abaixo)
O município conta com 44 UBSFs, que cobrem cerca de 60% da população, e 64 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).