Postado por Fabiano Venancio – O eleitor do Estado do Rio de Janeiro vê emergir nomes de três prefeitos reeleitos com grande votação em 2024, sendo um da capital e dois do interior, como potenciais alternativas para as eleições do ano que vem. São eles: Wladimir Garotinho (PP/Campos), Eduardo Paes (PSD/Rio) e Welberth Rezende (Cidadania/Macaé). De acordo com levantamentos do Campos 24 Horas junto a dirigentes partidários, os nomes de Wladimir, Paes e Welberth são projetados para cenários e candidaturas diferentes. Eles são citados para eventuais candidaturas a governador ou vice, senador e deputado federal em 2026. Em relação aos pré-candidatos a governador, os mesmos dirigentes partidários afirmam que, como há uma capilaridade muito maior de políticos com mandato ou exercendo algum cargo, os prováveis candidatos a governador e vice em 2026 devem ser políticos como Eduardo Paes, Rodrigo Bacellar (União Brasil), Thiago Pampolha (MDB), Washington Reis (MDB) ou Wladimir Garotinho (PP). O Campos 24 Horas mostra as atuais tratativas e projeções de partidos e políticos com vistas à eleição de 2026. (Leia mais abaixo)
O prefeito Eduardo Paes inicia seu 4º mandato na Prefeitura do Rio e figura como um dos mais cotados pré-candidatos a governador. Em 2024, Paes mais uma vez provou que goza de grande prestígio junto ao eleitorado da capital, se reelegendo no primeiro turno com 1.861.856 votos, ou 60,47% dos votos válidos, ante 30,81% de Alexandre Ramagem. (leia mais abaixo)
Caso confirme sua candidatura a governador, o prefeito do Rio pode ter dois apoios de peso para a disputa do ano que vem: o presidente Lula (PT) e o prefeito de Niteroi, Rodrigo Neves (PDT). (leia mais abaixo)
WLADIMIR – Já o prefeito Wladimir Garotinho estaria dividido entre convites feitos por diferentes grupos políticos. Ele chega a 2026 com um capital político invejável: Reeleito no primeiro turno com quase 200 mil votos, a maior votação já obtida por um candidato a prefeito em Campos, numa vitória consagradora sobre a segunda colocada, Delegada Madeleine, candidata do grupo Bacellar, que não chegou a 70 mil votos. (Leia mais abaixo)
Pela proximidade com o secretário estadual de Transportes e ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), Wladimir tem o nome lembrado por dirigentes partidários ouvidos pelo Campos 24 Horas como possível candidato a vice numa chapa que seria encabeça por Reis. (leia mais abaixo)
O prefeito de Campos tem ainda o nome lembrado para a disputa do Senado. No entanto, Wladimir teria confidenciado a aliados políticos que uma possível candidatura a governador, vice ou senador dependeria de muita costura, em razão da complexidade das alianças, e só poderia ser definida no ano que vem, ressaltando que está focado em fazer um grande governo em Campos. (leia mais abaixo)
Fontes do Campos 24 Horas na Prefeitura de Campos acrescentam informações sobre Wladimir. Segundo elas, caso decida por disputar uma eleição no ano que vem, Wladimir tem grande inclinação para tentar um mandato de deputado federal. (leia mais abaixo)
BACELLAR – Em relação a Rodrigo Bacellar, o avanço do presidente da Alerj na política estadual o coloca como um dos pré-candidatos mais cotados para o Governo do Estado em 2026. Apesar de ter amargado uma derrota de sua candidata à prefeitura de Campos, Rodrigo deve se reeleger presidente da Alerj, o que lhe dá grande poder de fogo para 2026. (leia mais abaixo)
Uma possível candidatura ao Governo do Estado de Rodrigo Bacellar poderia ter o apoio do atual governador Cláudio Castro (PL) e, por consequência, da máquina estadual, além de prefeitos de alguns municípios que tiveram seu apoio na eleição do ano passado. (Leia mais abaixo)
PAMPOLHA/WELBERTH – Outro pré-candidato de peso ao Governo do Rio, o atual vice-governador Thiago Pampolha (MDB) estaria tentando um apoio de peso no interior. Pampolha, segundo pessoas próximas a ele, tem a intenção de compor com o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, como candidato a vice. Rezende foi reeleito prefeito com 111.953 votos, 85,60% dos votos válidos. (leia mais abaixo)
CASTRO MIRA SENADO – Já o governador Cláudio Castro teria como plano principal a disputa do Senado em 2026. Antes, porém, tem um desafio partidário para conseguir a vaga de candidato, visto que os atuais senadores do partido PL, Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, devem ser candidatos à reeleição.
Fotomontagem: Campos 24 Horas.