Prefeita Yara Cinthia decreta situação de emergência na Ilha dos Mineiros

Cerca de 2 mil pessoas foram atingidas após chuvas e transbordamento de rio

 

Em virtude das consequências das chuvas e do alto volume de água que tomou ruas e alagou casas no bairro Ilha dos Mineiros neste final de semana, em Guaxindiba, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, decretou, neste domingo (12), situação de emergência. As águas que atingiram o local são do Rio Guaxindiba, após fortes chuvas no Espírito Santo. Cerca de 500 famílias foram afetadas. Segundo a Defesa Civil,  63 pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para a Escola Municipal Dirceu Dias Silva e casas de parentes. O Governo do Estado anunciou que está dando suporte ao município. (Leia mais abaixo)

 

O decreto foi publicado em Diário Oficial extraordinário e considera que entre os dias oito e dez foram registrados cerca de 200 mm no pluviométrico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sediado em Barra do Itabapoana. A quantidade de água equivale a mais de 20 dias de chuva. A publicação assinada pela prefeita ressalta parecer técnico da Defesa Civil municipal sobre danos e prejuízos expressivos em diversas vias, o que impediu o fluxo normal dos moradores. (Leia mais abaixo)

 

– Após a criação do gabinete de crise, esta medida é necessária para aprimorarmos a execução das ações para resolver a situação, além de facilitarmos a busca de auxílio junto aos governos Estadual e Federal para somar à nossa força-tarefa que atua, por meio de diversos órgãos municipais, desde quarta-feira (8) – destacou Yara. (Leia mais abaixo)

 

A última atualização da Defesa Civil municipal aponta aproximadamente duas mil pessoas atingidas, sendo que 63 famílias foram afetadas diretamente. Destas, cinco estão desalojadas, sendo que uma está abrigada em uma residência de familiares e as demais na Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. (Leia mais abaixo)

 

A Defesa Civil pede que, em caso de emergência, a população acione o órgão através do telefone (22) 99726-4708.

Foto: Divulgação .

Adicione o texto do seu título aqui

Relacionados