Porto do Açu: Exportações do lítio de MG devem mais do que dobrar em 2024

MINERAL COBIÇADO: Terminal portuário bateu um recorde. A projeção é de que o porto tenha movimentado 84 milhões de toneladas

Foto: Divugação.

Postado por Fabiano Venancio – Com o embarque de 200 mil toneladas de espodumênio e lítio, o Porto do Açu, em São Joao da Barra, se tornou a porta de saída para exportação do mineral estratégico produzido no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Com o espodumênio, o terminal portuário bateu um recorde no ano passado, com o embarque de 84.145 toneladas em seis dias, sendo 14,300 toneladas/dia (6 dias de operação). a reportagem do Campos 24 Horas levantou ainda que não é apenas no lítio que o Açu está se tornando um dos principais pontos de embarque das exportações e desembarque das importações do estado de Minas Gerais. (Leia mais abaixo)

 

A expectativa é que este ano o volume do mineral de onde se extrai o lítio e o metal high grade e low grade possa mais do que dobrar este ano. (Leia mais abaixo)

 

Para atender à demanda, o Porto do Açu investiu R$ 300 milhões nos últimos dois anos no terminal portuário multicargas e em armazéns, com um novo berço de atracação e quase 70 mil metros quadrados de área, sendo 30 mil metros quadrados para o lítio, informa o diretor de operações do Porto do Açu, João Braz, ao jornal Estado de Minas. (Leia mais abaixo)

 

O lítio é um dos minerais mais cobiçados do mundo, sobretudo por países exportadores de produtos que contém alta tecnologia, utilizado principalmente na fabricação de baterias elétricas mais populares encontradas em dispositivos como notebooks, smartphones, drones, câmeras fotográficas, entre outros. (Leia mais abaixo)

 

Braz destacou que o lítio é também outro mineral fundamental para os veículos elétricos. “Então, montamos aqui um sistema de logística ideal para nossos clientes”, acrescentou Braz. (Leia mais abaixo)

 

E não é apenas no lítio que o Açu está se tornando um dos principais pontos de embarque das exportações e desembarque das importações de Minas Gerais. “Hoje, excluindo petróleo e gás, 95% das cargas movimentadas no Porto do Açu têm origem ou destino em Minas”, afirma o executivo. Apenas no terminal multicargas, o estado responde por 60% das cargas. (Leia mais abaixo)

 

A projeção é de que o porto tenha movimentado 84 milhões de toneladas em 2023, com crescimento de 40% em relação ao volume de embarques e desembarques do ano anterior, devendo chegar a 100 milhões de toneladas este ano, segundo estima Braz.

Relacionados