Por unanimidade, vereadores aprovam cassação do prefeito de São Fidélis

O vice-prefeito, José William, assume o cargo de prefeito até o final do mandato, em 2024

Foto: Reprodução.

Em uma decisão histórica e unânime, os vereadores do município votaram, nesta quarta-feira (13), pela cassação do mandato do prefeito Amarildo Alcântara. O motivo por trás dessa medida drástica foi o seu possível envolvimento em um escândalo de desvio de verbas do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais. O vice-prefeito, José William, assume o cargo de prefeito até o final do mandato, em 2024.(Leia mais abaixo)

A decisão, seguindo o relatório da Comissão Processante, foi fundamentada em uma série de irregularidades detectadas durante as investigações. Segundo o parecer final do relator Rodrigo Santana, ficou evidenciado que o prefeito Alcântara falhou em suas responsabilidades básicas de administrar o município, tanto pela omissão em práticas essenciais da gestão quanto pela negligência na proteção dos interesses e recursos públicos.(Leia mais abaixo)

 

“Estão fartamente comprovados os crimes de omissão na prática de atos da competência prefeitoral e negligência na defesa de rendas, bens, direitos e interesses do município, sujeitos à administração do Prefeito”, afirma o parecer final do relator, que recebeu o apoio unânime dos vereadores.(Leia mais abaixo)

 

Com a cassação de Amarildo Alcântara, o vice-prefeito José William assume o cargo de prefeito até o final do mandato, em 2024. A transição de poder já está em andamento, com a posse de José William marcada para as 15h desta quarta-feira.(Leia mais abaixo)

 

Agora, cabe ao Presidente da Câmara de São Fidélis comunicar oficialmente à Justiça Eleitoral o resultado da votação e a nova composição do Executivo municipal. Enquanto isso, a população acompanha de perto os desdobramentos desse escândalo político que abalou as estruturas da administração local e reacendeu a discussão sobre a transparência e a integridade na gestão pública.

Relacionados