jornal-campista-1-1536x688

Passes e Credenciais do IMTT: cerca 3.700 benefícios emitidos

Nos dois primeiros meses de 2024, foram emitidas quase 200 credenciais de estacionamento para idosos, 83 para pessoas com deficiência e 359 passes livres

Foto: César Ferreira/Ascom.

Quando se fala em transporte público, muitos passageiros ficam em dúvida sobre seus direitos. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) mantém um setor de Passes e Credenciais, onde o cidadão pode, além de sanar eventuais dúvidas, solicitar emissão de credenciais de estacionamento e passes livres para ônibus e vans. Só no ano passado, foram emitidos cerca de 3.700 documentos, entre credenciais de estacionamento e passes de gratuidade. (Leia mais abaixo)

 

Nos dois primeiros meses deste ano, foram emitidas quase 200 credenciais de estacionamento para idosos, 83 para pessoas com deficiência e 359 passes livres. A chefe do setor de Passes e Credenciais do IMTT, Laís Andrade, explica que pessoas com mais de 60 anos têm direito à gratuidade nos coletivos urbanos sem a necessidade de carteira emitida pelo órgão.(Leia mais abaixo)

 

“Basta apresentar a carteira de identidade ou qualquer documento que comprove a idade para que o idoso embarque gratuitamente no coletivo. Lembrando que são destinados 20% dos assentos para gratuidade, seja para idosos, estudantes, professores ou pessoas com deficiência (PcD). Em relação à PcD, caso seja verificada a necessidade, o acompanhante também tem direito a gratuidade”, explica Laís.(Leia mais abaixo)

 

Para a mãe atípica, Débora Cláudia Gonçalves, a gratuidade no transporte público é imprescindível para o tratamento de seu filho Marcos Aurélio. “Se não tivéssemos o benefício, seria complicado levar meu filho às terapias, pois o gasto com passagens seria muito grande”.(Leia mais abaixo)

 

Para solicitar os benefícios, o cidadão deve comparecer à sede do IMTT, na rua Barão da Lagoa Dourada, 197, Parque Conselheiro Tomaz Coelho, portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e, em caso de PcD, laudo médico. O setor funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. As solicitações para credencial de estacionamento e para gratuidade de PcD no transporte público passam por um perícia, já que, em alguns casos, a deficiência não é permanente.(Leia mais abaixo)

 

IMTT + Perto de Você – Com o objetivo de estar mais perto da população, principalmente dos que moram distante do centro da cidade, levando seus serviços, o instituto criou o IMTT + Perto de Você. A edição do projeto já esteve em localidades e distritos como Farol de São Tomé, Goitacazes, Morro do Coco, Parque Nova Canaã, Santo Eduardo, Santa Maria, Tocos e Santa Cruz, ocorrido na última semana.(Leia mais abaixo)

 

Entre os serviços disponibilizados estão credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, cartão de gratuidade de transporte, recursos de multas e ouvidoria. “Estamos indo aos locais mais distantes da área central para levarmos os nossos serviços e ouvirmos a população para que possamos, cada vez mais, avançarmos na melhoria no atendimento à população”, disse o presidente do IMTT, Nelson Godá.

Relacionados