Os compromissos de Wladimir: O que a população espera e os desafios do prefeito

Parque Urbano e Ecológico, transporte, Fundeagro, saúde, entre outros são aguardados. O segundo mandato vai começar com grandes expectativas

Fotomontagem: Campos 24 Horas / Atualizada em 16/10 às 08h12.

Postado por Fabiano Venancio – Passadas as eleições de 2024, as atenções da população agora estão voltadas para acompanhar o cumprimento dos compromissos que constam do programa de governo do prefeito reeleito Wladimir Garotinho (PP) para melhorar ainda mais as condições de atendimento dos serviços públicos e a qualidade de vida dos campistas. Foi grande a aprovação do governo, e agora a expectativa é para o segundo mandato do prefeito nas áreas de  Saúde, educação, habitação, mobilidade, transporte público, obras estruturantes, ações sociais e política de valorização do servidor. Esses são os principais pontos elencados pelo prefeito em seu plano de governo. Entre as entregas mais ansiosamente aguardadas está o Parque Urbano e Ecológico, na Avenida Artur Bernardes, o grande pulmão verde da cidade anunciado pelo governo e cujas obras já foram iniciadas. E o Campos 24 Horas ouviu membros do governo sobre esse projeto. Ainda detalhamos o que o novo governo tem planejado para executar nas áreas de mobilidade urbana, obras de infraestrutura, Centro, Fundeagro e programa Turismo de Todas Estações, além da modernização administrativa. (leia abaixo)

“O Parque Ecológico será um grande salto para inserção de Campos no conceito formulado pelo Programa Cidades Sustentáveis. Serão 320 mil metros quadrados, cerca de 32 hectares de espécies nativas da Mata Atlântica, com área de recreação, lagos e bosques com áreas verde, entre outras atrações para adultos e crianças desfrutarem de seus momentos de lazer. Vai contribuir muito para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental”, disse o subsecretário municipal de Meio Ambiente, René Justen ao Campos 24 Horas. (leia mais abaixo)

 

 

O espaço que vai das proximidades do Trevo do Índio até o Canal Campos-Macaé (Beira-Valão), nos limites com o bairro Chatuba, contará ainda com um complexo gastronômico, áreas para eventos, skatepark, borboletário, além de pistas para atletismo e caminhadas. (leia mais abaixo)

O programa prevê ainda construir novos calçadões, praças, quadras e jardins, recuperando áreas e equipamentos degradados, além de também contemplar a criação do Instituto Municipal de Urbanismo. (leia mais abaixo)

 

TRANSPORTE – Na mobilidade urbana, o grande salto do programa é a conclusão das estações de integração, novos corredores de tráfego e a renovação de frota com mais 354 ônibus, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com novos e modernos veículos, convencionais de alta tecnologia e elétricos, com ar condicionado, mais seguros e menos poluentes. (leia mais abaixo)

 

Em parceria com a concessionária Arteris Fluminense, realizar obras para minimizar os impactos da rodovia federal BR-101 no trecho urbano de Campos. (leia mais abaixo)

 

Os próximos quatro anos de governo incluem ainda a modernização administrativa com a criação de uma Agência Reguladora de Serviços Concedidos pelo Município. (leia mais abaixo)

 

SAÚDE – Na Saúde, o governo enfatiza a necessidade de um processo de humanização, através do programa Cuidar de Você, a ser criado para treinamento e capacitação dos profissionais diversos das equipes em parceria com o Núcleo de Educação Permanente de Saúde (NEPS), para ampliar a oferta de atendimento à população. (leia mais abaixo)

 

O programa ressalta ainda a cobertura da Atenção Primária em Saúde, através da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e multiprofissionais (eMulti), assim como garantir funcionamento das UBSs com identificação precoce de doenças. (leia mais abaixo)

 

Mais Ambulâncias – Destaca ainda a implantação de Centrais Regionais de Ambulâncias, com integração das UBS, Policlínicas, Clínicas, e Rede de Urgência e Emergência, para dinamizar o transporte de pacientes, além da conclusão das obras no Hospital Geral de Guarus (HGG) e prosseguir com a modernização do Hospital Ferreira Machado, assim como o Programa Saúde na Escola. (leia mais abaixo)

 

Outro compromisso é a conclusão do Hospital da Criança, para atendimento pediátrico de alta qualidade, mais o Novo Hemocentro e a Clínica de Hemodiálise. (leia mais abaixo)

 

EDUCAÇÃO – Na Educação, expandir o ensino em tempo integral na educação infantil e nos anos finais do ensino fundamental, melhorando o desempenho e reduzindo a evasão escolar, assim como Integrar profissionais de educação, pais e responsáveis para melhorar o desempenho estudantil, entre outros pontos. (leia mais abaixo)

 

OBRAS – Entre as obras estruturantes, a pauta inclui também levar obras do Bairro Legal para novas áreas, segundo demanda, com construção de infraestrutura básica. (leia mais abaixo)

 

ECONOMIA – No campo do desenvolvimento econômico, a implantação da Zona Especial de Negócios na Região Litorânea, do Farol de São Thomé, para atrair empreendimentos, indústrias e novos negócios, atendendo demandas estratégicas do Porto do Açu e Bacia de Campos. (leia mais abaixo)

 

Há ainda na plataforma de governo a criação de um hub de desenvolvimento econômico de Campos, em parceria com universidades, centros de pesquisa e inovação, empresas, startups, para gerar empregos nas áreas de inovação e tecnologias avançadas, assim como expandir a qualificação e formalização do microempreendedor individual, com cursos de capacitação, serviços descentralizados e sistemas digitais. (leia mais abaixo)

 

CENTRO – O Centro Histórico terá a implementação do programa Retrofit, com a conversão de prédios comerciais em residenciais, revitalizando e atraindo pessoas para o Centro, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida. Serão ainda recuperadas praças centrais e realizadas obras de modernização e requalificação da Orla I. (leia mais abaixo)

 

FUNDEAGRO –  Outra metra é lançar o Fundeagro, linha de crédito destinada ao fomento da produção rural, agricultura, pecuária e pesca, bem como a implantação do Terminal Pesqueiro no Farol de São Tomé. (leia mais abaixo)

 

TURISMO –  No turismo, a implantação do programa Turismo de Todas Estações, para formular calendários de eventos, em turismo rural, ecológico, arquitetônico, religioso, cultural, gastronômico, esportivo, de negócios e outros, além de expandir ações inovadoras como a revitalização do uso do Cais da Lapa e do Morro do Itaoca, entre outros. (leia mais abaixo)

 

No Solar dos Airizes, na BR-356, será criado o Museu Campos de Energias, visando resgatar a importância histórica de atividades produtivas, manifestações históricas e culturais, relativas à matriz elétrica e sucroenergética de nossa cidade. (leia mais abaixo)

 

SEGURANÇA – Por fim, o rol de ações e compromissos prevê consolidar o Conselho Municipal de Segurança Pública e fortalecer a atuação da Guarda Civil Municipal e a expansão da integração das forças de segurança.

Relacionados