Dentro da programação da XXVI Semana do Servidor, aberta nesta terça-feira (22) pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), a oficina “Como cultivar sua horta” atraiu muitos adeptos no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), antigo Cesec, sede da Prefeitura. Os engenheiros agrônomos Rômulo Beltrami e Bárbara de Oliveira, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, ensinaram técnicas para o cultivo de plantas condimentares e medicinais.
“Nosso objetivo aqui foi explicar quais as implicações ambientais para o cultivo dessas plantas, principalmente em um espaço como esse. Além de mudas de manjericão, alfavaca, hortelã e alecrim, trouxemos uma compostagem de húmus de minhoca que é feita na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, parceria da Agricultura”, disse Rômulo.
Durante a oficina, os engenheiros aproveitaram para tirar dúvidas dos participantes sobre o processo de preparo do solo, clima, como uma planta absorve água e como absorve os nutrientes. “Estamos aproveitando essa ação não apenas para passar conhecimento, mas reativar a horta que já existia no Cesec. A equipe daqui ficará responsável pela irrigação e limpeza do espaço, enquanto a Agricultura dará assistência na manutenção”, acrescentou Rômulo.
Entre os presentes estava a servidora pública Maria Rita Fundão Maciel, 69 anos, que atua na Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). Com 18 anos de serviços prestados ao município, ela esteve na Prefeitura para prestigiar a Semana do Servidor.
“Como gosto muito de plantas e tenho vontade de reativar a horta da Fundação, aproveitei para participar da oficina”, contou ela, que ganhou uma muda de jenipapo, doada pelo CEA (Centro de Educação Ambiental Prata Tavares), vinculado à Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente. Jenipapo, segundo a servidora, é uma das plantas que não tem na horta da FMIJ.