O que mudou no WhatsApp em 2024 – e talvez você não saiba

Agora dá para transformar áudio em texto. App passou a contar com Meta IA, recurso de inteligência artificial que pode ajudar em tarefas do dia a dia e foi alvo de críticas no começo

O WhatsApp liberou diversas novas funções em 2024, respondendo a demandas antigas de usuários e a tendências mais recentes do mercado.(leia mais abaixo)

A principal delas foi a Meta AI, a inteligência artificial nativa do aplicativo de mensagens que funciona como um ChatGPT próprio do WhatsApp (entenda melhor abaixo). O recurso foi criticado no começo, por conta de imagens sem sentido criadas a partir de pedidos dos usuários e por errar na matemática.(leia mais abaixo)

 

Muito esperada, a ferramenta para transformar áudio em texto foi uma das mudanças mais populares.(leia mais abaixo)

Relembre as principais novidades do WhatsApp em 2024:(leia mais abaixo)

Confira detalhes dos principais recursos lançados pelo WhatsApp em 2024:

Meta AI – O assistente de IA gratuito e integrado ao WhatsApp, Instagram e Facebook foi a grande novidade do aplicativo de mensagens neste ano. Funciona como um ChatGPT nos serviços da Meta e pode criar textos, planejar atividades e gerar imagens a partir de descrições simples.

 

A IA pode traduzir conteúdos, criar imagens, ajudar com receitas, contribuir para a sua educação e aprendizado, além de também elaborar planejamentos. Leia mais sobre todas as funções disponíveis do Meta AI.(leia mais abaixo)

 

O lançamento da inteligência artificial foi marcado por diversas gafes, como cálculos matemáticos errados e geração de imagens que não fazem sentido.(leia mais abaixo)

 

Transcrição de áudios – Depois de muitos anos de espera, em 2024 o WhatsApp finalmente liberou um recurso nativo para transformar as mensagens de áudio em textos.(leia mais abaixo)

O aplicativo já permitia o uso de ferramentas de terceiros para ajudar nessa tarefa, mas agora possibilita a transcrição de forma mais simples e nativamente, sem precisar usar aplicações externas.(leia mais abaixo)

 

Veja como ativar o recurso:

Abra as “Configurações” do WhatsApp;

Clique em “Conversas”;

Selecione “Transcrição de mensagens de voz” e ative a opção;

Em seguida, escolha o idioma de sua preferência.

Editor de figurinhas no iPhone – Usuários do Android já estavam acostumados, mas donos de um iPhone só começaram a editar figurinhas diretamente no app de mensagens no início de 2024. O recurso foi disponibilizado para os celulares da Apple dentro da atualização do iOS 17.(leia mais abaixo)

 

Com o novo recurso, não é preciso baixar aplicativos de terceiros para criar figurinhas. Veja como criar as suas pelo WhatsApp.(leia mais abaixo)

 

Novas opções de formatação de mensagens – Com a atualização, o conteúdo agora pode ser enviado com visual de listas, citação em bloco e código de programação. Isso além das opções de formatação padrão, como negrito, itálico, tachado e monoespaçado, que já estavam disponíveis.(leia mais abaixo)

É possível usá-los ao incluir caracteres correspondentes ao visual desejado perto do trecho que ficará em destaque. Leia mais sobre como formatar suas mensagens no WhatsApp.(leia mais abaixo)

 

Busca de mensagens por data específica – A funcionalidade chegou ao WhatsApp em fevereiro. Com ela, você pode simplesmente escolher uma data e ir direto para todas as mensagens enviadas naquele dia.(leia mais abaixo)

 

Além de mensagens em texto, a pesquisa por data pode localizar mídias, links e documentos.(leia mais abaixo)

Veja como buscar mensagens por data no WhatsApp:

Abra uma conversa e toque no nome do contato ou grupo, na parte superior do app ou no WhatsApp Web;

Toque em “Pesquisar” e, depois, no ícone de calendário ;

 

Por fim, escolha a data para visualizar o conteúdo desejado.(leia mais abaixo)

 

Login sem autenticação por SMS no iPhone – O recurso estava disponível no Android desde 2023, mas só chegou aos aparelhos da Apple em 2024. Com ele, o usuário pode entrar no WhatsApp apenas com a biometria do iPhone, como Face ID ou Touch ID, ou a senha numérica do seu celular.(leia mais abaixo)

Isso também significa que, caso você não esteja conectado à internet, ainda assim é possível fazer login no aplicativo de mensagens porque a chave de acesso já está cadastrada no seu celular. Aprenda a fazer o login sem SMS no iPhone.(leia mais abaixo)

 

Salvar contatos pelo computador – Outro pedido antigo dos usuários virou realidade em 2024. Agora não é preciso usar o telefone principal para gerenciar sua agenda de contatos. Em vez disso, é possível adicionar e alterar contatos na versão Web, no Windows e em outros celulares vinculados à sua conta.(leia mais abaixo)

 

A novidade é um primeiro passo para uma futura atualização no WhatsApp para permitir gerenciar contatos por nomes de usuário, e não por número de telefone. Veja aqui como organizar e salvar contatos pelo seu computador.(leia mais abaixo)

Filtros para videochamadas – O recurso foi liberado em outubro e está disponível apenas para celulares, ainda sem uma opção de filtros para a versão Web. Além disso, também foram disponibilizados 11 planos de fundo que, assim como os filtros, podem ser utilizado em ligações individuais ou em grupo. Saiba como aplicar os recursos no seu aplicativo.(leia mais abaixo)

 

Outras atualizações que o WhatsApp recebeu em 2024 incluem:

Indicador de digitação: A atualização substitui o “Digitando” que aparecia no topo das conversas e, no lugar, apresenta um ícone de “…” na parte inferior da conversa, ao lado da foto de perfil do usuário.

Listas personalizadas: Para facilitar o processo de encontrar suas conversas preferidas, agora o WhatsApp possui novos filtros para as conversas mais importantes, deixando que as pessoas escolham as categorias preferidas delas.

️ Rascunhos de Mensagens: Para ajudar o usuário a encontrar rapidamente uma conversa caso precise parar de digitar por algum motivo, as mensagens iniciadas aparecem como “Rascunho” no topo da lista de conversas.

❤ Compartilhe o amor no status: O aplicativo liberou em 2024 as famosas curtidas dentro do status, além de também possibilitar menções privadas para que as pessoas mencionadas possam compartilhar o seu status com o público delas.

 

 Foto: Techtudo.

Adicione o texto do seu título aqui

Relacionados