jornal-campista-1-1536x688

O Hemocentro Regional de Campos (HRC) segue rígidos protocolos de higiene e esterilização, garantindo a segurança tanto do doador quanto do receptor.

O Hemocentro Regional de Campos (HRC) segue rígidos protocolos de higiene e esterilização, garantindo a segurança tanto do doador quanto do receptor.

Foto: Divulgação .

A doação de sangue é um ato nobre e vital para a sobrevivência de muitas pessoas, mas ainda é cercada de dúvidas. Antes de se programar para uma doação, é essencial conhecer os requisitos necessários para esta boa ação. O Hemocentro Regional de Campos (HRC) segue rígidos protocolos de higiene e esterilização, garantindo a segurança tanto do doador quanto do receptor. (Leia mais abaixo)

 

Ao chegar ao HRC, o doador é recebido por uma equipe de profissionais e passa por várias etapas. Inicialmente, ocorre a triagem, onde são realizados testes para verificar a hemoglobina e a pressão arterial, além de questionários para identificar possíveis impedimentos temporários ou permanentes à doação. A etapa seguinte é a entrevista clínica, na qual o doador responde a perguntas sobre sua saúde, histórico médico e comportamentos que possam afetar a segurança do sangue coletado. Se aprovado na triagem, ele é encaminhado para a doação. (Leia mais abaixo)

 

O sangue coletado passa por uma série de avaliações e exames antes de ser liberado para transfusão. Além disso, é processado e separado em diversos hemocomponentes, como concentrados de hemácias, plasma e plaquetas. (Leia mais abaixo)

 

Um ponto que sempre gera dúvidas é a exigência de que o doador pese mais de 50 quilos. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml. (Leia mais abaixo)

 

O volume de sangue total a ser coletado está diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens, não pode exceder 9 ml/kg de peso e, para as mulheres, 8 ml/kg de peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta impede que o sangue coagule e é padronizado para um mínimo de 400 ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo, o que resultaria em excesso de anticoagulante livre, podendo lesar os glóbulos vermelhos. (Leia mais abaixo)

 

“É muito importante que os doadores de sangue pesem mais de 50 quilos, além do que também é mais seguro. Uma pessoa com peso maior com certeza vai se sentir muito melhor após a doação de sangue”, explicou a Assistente Social do HRC, Maria Gonçalves. (Leia mais abaixo)

 

Requisitos para doar – Para ser um doador, o interessado deve ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. É preciso apresentar documento de identidade com foto. Os menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis. (Leia mais abaixo)

 

O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade atende 25 unidades hospitalares da região e fica localizada à Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para aumentar o estoque de sangue, as coletas externas com o auxílio da unidade móvel vêm sendo intensificadas. Para agendar a visita do ônibus basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para: [email protected]. Confira a agenda do mês de maio:

 

Agenda da Unidade Móvel:

 

21/05- IMTT- Praça do Liceu

 

23/05- Santa Maria de Campos

 

28/05- FASAP- Santo Antônio de Pádua

Relacionados