jornal-campista-1-1536x688

Mutirão de pequenas cirurgias com mais de 350 procedimentos realizados

Os procedimentos ocorrem aos sábados no Centro de Referência e Tratamento à Mulher e o objetivo é zerar a fila de espera de usuários pelo atendimento

Foto: César Ferreira/Secom.

O Mutirão de pequenas cirurgias segue acontecendo a todo vapor. Em pouco mais de um mês, já foram realizadas 233 consultas de triagem e 126 intervenções cirúrgicas. Os procedimentos ocorrem aos sábados no Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM) e tem como objetivo zerar a fila de espera existente no município por cirurgias, como retirada de verrugas e pintas, unhas encravadas, lipomas, exérese de pele para biópsias, entre outros.(Leia mais abaixo)

 

Os primeiros procedimentos começaram em 3 de fevereiro e a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, reforça que é de fundamental importância que os pacientes atendam aos compromissos agendados, pois a ausência pode prejudicar todo o sistema de saúde.(Leia mais abaixo)

 

“Pensamos nesse mutirão em virtude do volume de pessoas que aguardam por pequenos procedimentos e, principalmente, pela necessidade de refazer uma triagem e identificar esses pacientes. Isso porque muitos pacientes agendam e não comparecem para a realização do procedimento, o que acaba reprimindo ainda mais o nosso sistema”, reiterou Bruna.(Leia mais abaixo)

 

A diretora destaca, ainda, que estão sendo primeiramente atendidos os pacientes em fila e, logo em sequência, dará continuidade ao atendimento dos próximos solicitantes. Ela explica que todos esses procedimentos podem ser solicitados e o acesso é pelo Núcleo de Controle e Avaliação, com encaminhamento via SUS e documento pessoal. “O paciente terá direito a realização do procedimento e a revisão. Quando houver necessidade da realização de biópsia, o material será entregue e ele vai procurar o laboratório de citologia no Hospital Escola Álvaro Alvim”, concluiu.(Leia mais abaixo)

 

PACIENTES AGRADECEM

Para a dona de casa Eva de Fátima da Silva, de 59 anos, a cirurgia foi um alívio. “Sou diabética e estava com um calo no pé. Queria muito operar e, assim que saiu o mutirão, logo me chamaram. O procedimento foi bem rápido e fiquei muito satisfeita”, disse ela que é moradora do Parque Cidade Luz, em Guarus.(Leia mais abaixo)

 

Outro que gostou da iniciativa da Prefeitura foi o aposentado José Ramos Filho, de 71 anos. Morador de Vila Menezes, ele realizou o procedimento para a retirada de um cisto sebáceo nas costas. “Eu achei ótimo, porque isso vai resolver o problema de muitas pessoas que estavam aguardando por essas cirurgias”, disse.(Leia mais abaixo)

 

O Núcleo de Controle e Avaliação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria de Saúde. Entre os documentos necessários estão o pedido original do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o encaminhamento médico, documentos pessoais e cartão do SUS.

Relacionados