Mutirão de Atualização do Cadastro Único atende cerca de 900 pessoas em dois dias

A ação, que aconteceu nesta quinta (21) e sexta-feira (22), foi para que famílias inseridas no cadastro pudessem atualizar informações inconsistentes

Foto: Ascom.

Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o Mutirão de Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) atendeu cerca de 900 pessoas nos dois dias de ação, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. O mutirão teve o objetivo de atualizar as informações das famílias inseridas no CadÚnico no município, mas que estavam com inconsistência de dados importantes. Com o cadastro desatualizado, algumas famílias chegaram a ter o Bolsa Família suspenso ou cancelado. Na segunda-feira (18), a Prefeitura abriu um agendamento para que as pessoas fossem atendidas na ação. (Leia mais abaixo)

 

Priscila Pereira é moradora da localidade de Espinho e precisava atualizar o seu CadÚnico, que venceu em janeiro. Quando soube do Mutirão de Atualização, ela agendou seu atendimento para esta sexta-feira (22). “Eu estava com muito medo de ter o benefício suspenso, porque a atualização deveria ser feita em janeiro, mas eu não consegui fazer. Eu achei que o atendimento ia demorar, mas foi muito rápido mesmo. Os técnicos fizeram um atendimento ótimo”, disse a dona de casa.(Leia mais abaixo)

 

Quem também marcou o atendimento para esta sexta no mutirão foi o Alexandre Nogueira, do bairro do Caju. Ele se encaixava no cadastro unipessoal, mas como se casou, teve que atualizar para unificar o CadÚnico com o da esposa. “Eu estou desempregado, então não poderia correr o risco de perder algum benefício. Além disso, a minha esposa está passando por um problema de saúde. Viemos e conseguimos atualizar tudo muito rápido”, contou.(Leia mais abaixo)

 

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanhou os dois dias do mutirão. Ele explica que o procedimento faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). “A Vila Olímpica ficou lotada nesses dois dias e conseguimos atender as pessoas que agendaram. Foi extremamente importante esse mutirão, porque algumas famílias estavam com informações desatualizadas e corriam risco de suspensão de benefícios importantes, como o Bolsa Família”, explicou o secretário.(Leia mais abaixo)

De acordo com a coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, quem não conseguiu participar do mutirão, deve procurar a atualização através dos 13 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Além dos CRAS, outras datas de novos mutirões serão divulgadas em breve.(Leia mais abaixo)

 

A gente tem dois caminhos para que as famílias atualizem o Cadastro Único, sendo o imediato em um dos nossos CRAS, que estarão com o fluxo normal a partir da semana que vem. Outra forma é ficar atento às redes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e da Prefeitura que divulgaremos em breve as datas das novas ações”, explicou a coordenadora.

Relacionados