jornal-campista-1-1536x688

Música e mesa de debate marcam os 12 anos do Museu Histórico

Agenda de eventos prossegue até o próximo sábado (29), com atividades gratuitas, oferecidas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL)

Foto: Divulgação.

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) realizou, na noite dessa quinta-feira (27), nova etapa da programação que celebra seu 12º aniversário. Na ocasião, uma mesa de debate detalhou projetos do Museu aprovados em edital recente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). As apresentações musicais do Estúdio Girassol e de Marcelo Benjá também marcaram a comemoração. A agenda festiva prossegue até o próximo sábado (29), com a realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).(Leia mais abaixo)

MÚSICA — A programação começou com a apresentação do Estúdio Girassol, do professor Lucas Patrão. Os seis violonistas alunos do projeto encantaram o público.(Leia mais abaixo)

DEBATE — A mesa de debate realizada no Auditório Maria Helena Gomes apresentou informações dos projetos aprovados no edital “Programa de apoio a estudos para a recuperação e reestruturação de edificações históricas do Período Colonial (1500-1807), tombadas por instituições de patrimônio histórico, sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2024”, da Faperj.(Leia mais abaixo)

No total, R$ 980 mil serão destinados ao Museu, por meio dos projetos “Um Solar para o Povo Campista: Projeto de Reformulação da Expografia e Modernização do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes” – construído com apoio da UFF Campos, e “Renovação da Infraestrutura Elétrica do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes” – feito com o apoio Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).(Leia mais abaixo)

O encontro contou com as participações da presidente da FCJOL, Fernanda Campos; da coordenadora do MHCG, Graziela Escocard; das professoras da UFF Campos Débora Andrade e Cláudia Atallah; do professor da Uenf Aldo Durand; do presidente da TEC Incubadora (antiga TEC Campos), Henrique da Hora; e do responsável pelo escritório regional do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Geovani Laurindo.(Leia mais abaixo)

SHOW — O cantor e compositor Marcelo Benjá presenteou o Museu com uma bonita apresentação em que suas canções deram o tom da festa. “O Bem da Umbanda”, “Cai na Quizumba” e “DOgum” mostraram o trabalho autoral de Benjá, que, em outro momento, apresentou canções de Chico César, Lenine e Caetano Veloso.(Leia mais abaixo)

PARABÉNS — O tradicional bolo de aniversário do Museu trouxe a confraternização entre colaboradores e comunidade. Com alegria, todos cantaram o “Parabéns”. “Foi uma noite especial, em que celebramos os 12 anos do Museu de diversas formas, com destaque para as duas apresentações musicais. O detalhamento dos projetos aprovados no edital da Faperj nos trouxe boas notícias, na certeza de que o Solar do Visconde de Araruama está prestes a receber importantes ferramentas que irão colaborar para a sua modernização”, observou a presidente da FCJOL, Fernanda Campos.(Leia mais abaixo)

MUSEU HISTÓRICO 12 ANOS – PROGRAMAÇÃO

    • 28/06 – Sexta-feira

      19h: Lançamento do projeto “Museu na sua escola”

      20h: Apresentação musical com Eugênio Martins

    • 29/06 – Sábado

      9h: City Tour ao Centro Histórico com o guia de turismo Everaldo Reis

      10h30: Cerimônia de recebimento de doação do quadro do Tenente Coronel Cardoso, do pintor Clóvis Arrault

      11h: Apresentação musical com o pianista Ivan Glória e convidados.

Relacionados