jornal-campista-1-1536x688

Mulheres campistas homenageadas com prêmio Mercedes Baptista

Quarenta e quatro mulheres campistas, entre artistas, servidoras, empresárias e empreendedoras, além de mulheres vítimas da enchente, foram homenageadas

Foto: Divulgação.

Quarenta e quatro mulheres campistas, entre artistas, servidoras públicas, empresárias e empreendedoras, além de mulheres vítimas da enchente no distrito de Santo Eduardo, foram homenageadas na noite desta segunda-feira (01), em cerimônia realizada no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Intitulado “Mulheres em Destaque Mercedes Baptista”, o evento contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, que também recebeu o prêmio, criado por meio de lei, com objetivo de homenagear personalidades femininas que se destacam na região, sempre no mês de março, pelo Dia Internacional da Mulher. Veja AQUI a lista de todas as homenageadas.(Leia mais abaixo)

Com a canção “Emoções”, de Roberto Carlos, o evento foi aberto oficialmente com o saxofonista Alan França. Em seguida, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, subiu ao palco e falou que Mercedes Baptista foi uma campista que fez carreira brilhante fora do país e só foi reconhecida quando voltou para o Brasil com a própria academia. “Uma mulher negra e que sofreu muito preconceito, mas isso não deixou se abalar. Mercedes não está mais entre a gente e não teve a oportunidade de ser exaltada aqui em Campos. Foi quando surgiu a ideia de homenagearmos mulheres que estão vivas e fazendo história no município em tantas áreas diferentes”, ressaltou.(Leia mais abaixo)

Segundo a primeira-dama Tassiana Oliveira, “é uma honra estar ao lado de tantas mulheres que fazem diferença em toda a nossa cidade. Mulheres homenageadas pelas suas lutas e superações. São muitas vezes preconceitos que temos que enfrentar, mas todas vivem histórias que servem de exemplo para outras mulheres”, disse Tassiana, referenciando mulheres desabrigadas em Santo Eduardo e mesmo tendo perdido tudo na enchente, estavam na igreja e demais abrigos ajudando as demais famílias.(Leia mais abaixo)

O Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), fez uma apresentação com versos sobre mulheres. Em seguida, as professoras do IFF Aline e Simone, que coordenam o projeto “Meninas Digitais do Norte Fluminense”, com finalidade de inclusão de meninas na tecnologia. As profissionais apresentaram dados estatísticos que servirão para ampliar na aplicação de políticas públicas com mais eficácia para o público alvo.(Leia mais abaixo)

A atriz Ivana Cruz irá representar Mercedes Baptista no teatro este ano e afirma que ficou surpresa ao saber que iria receber o prêmio. “Não imaginava, mas estou muito grata e feliz de ver que a minha trajetória tem contribuído na vida das pessoas. eu fui impactada pela vida das mulheres, entre elas Mercedes Baptista que foi uma grande artista”.(Leia mais abaixo)

Alba Valéria, que faz parte do grupo Elas Sambam, também recebeu o prêmio e falou um pouco da trajetória com a música. “Já são quase 40 anos de estrada, levando arte e cultura para as pessoas. Este prêmio é mais um reconhecimento do nosso trabalho”, comentou.

Relacionados