Os proprietários de veículos emplacados no Estado do Rio que pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 em cota única já podem emitir o documento de licenciamento anual por meio do Posto Digital do Detran.RJ, disponível no site www.detran.rj.gov.br. Outra opção para a emissão é o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.(Leia mais abaixo)
A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado de 2024 estava indisponível — o que gerou diversas reclamações de motoristas, como o EXTRA informou na semana passada —, mas o problema foi solucionado, segundo o Detran.RJ.(Leia mais abaixo)
Segundo o departamento de trânsito, no Posto Digital o usuário que pagou taxas e multas vai poder atualizar o documento ele mesmo, de forma imediata. Pelo aplicativo Carteira Digital, o interessado precisa esperar a atualização do sistema.(Leia mais abaixo)
Para a emissão do CRLV atualizado — documento que comprova que o automóvel está em situação regular no ano corrente —, é preciso que o dono do veículo tenha quitado o IPVA integralmente, por meio da Guia para Regularização de Débitos (GRD). A emissão desse boleto poderá ser feita no Portal do IPVA da Secretaria estadual de Fazenda (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou na página do Bradesco (www.bradesco.com.br).(Leia mais abaixo)
Também é necessário pagar a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ, por meio da Guia de Regularização de Taxas (GRT), além de eventuais multas de trânsito vencidas. Débitos de anos anteriores também impedem a liberação do documento.(Leia mais abaixo)
Se o carro for a gás (GNV), é importante ainda verificar se o Certificado de Segurança Veicular (CSV) foi emitido no ano vigente. Se não, é preciso regularizá-lo.(Leia mais abaixo)
Como emitir o documento pelo Posto Digital
Após acessar o Posto Digital, basta clicar em “Veículos”, selecionar o automóvel a ser consultado e, em seguida, procurar o box “Licenciamento Anual”. São oferecidas duas opções: “Solicitar” ou “Histórico”.(Leia mais abaixo)
Ao clicar em “Solicitar”, ocorrem duas situações: se não houver qualquer impedimento, o sistema informará que o pedido foi aceito e bastará clicar em “Emitir CRLVe – Imprimir”. O documento poderá ser impresso em papel A-4 ou salvo em PDF. Se houver algum impedimento, o sistema vai informar a pendência.(Leia mais abaixo)
Na opção “Histórico”, o cidadão terá informações sobre tentativas anteriores de atualizar o licenciamento e vai verificar as exigências legais que impediram a emissão do documento.(Leia mais abaixo)
Emissão do documento pelo app Carteira Digital de Trânsito
O primeiro passo é se registrar no portal Gov.br, que é o cadastro do governo federal. Se o usuário optar por baixar o app Carteira Digital de Trânsito, o passo a passo é o seguinte:
Cadastre o usuário
Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com Gov.br”
Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com Gov.br”.
Baixe o CRLV Digital
Faça o login
Selecione “Veículos”
Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 11 caracteres)
Selecione “Incluir” e estará pronto o CRLV Digital
Vale destacar que o documento veicular referente a 2023 ainda está válido. O calendário de licenciamento anual relativo a 2024 começará a vencer somente no fim de maio. Confira o cronograma abaixo.
Prazo para licenciamento em 2024
Veículos com final de placa 0, 1 e 2 — até 31 de maio
Veículos com final de placa 3, 4 e 5 — até 30 de junho
Veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9 — até 31 de julho
Fonte: Extra