Motoristas C, D e E têm até 30/5 para realizarem exame toxicológico

Não realizar o exame toxicológico acarreta multa de R$ 1.467,35 e a perda de sete pontos na CNH

Foto: Divulgação.

O prazo para a realização do exame toxicológico obrigatório para motoristas das categorias C, D e E está próximo do fim. Com o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro, esses condutores têm apenas até esta quinta-feira (30/5) para realizar o teste e regularizar a situação.(Leia mais abaixo)

 

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), quase 3,3 milhões de motoristas das categorias exigidas ainda não realizaram o exame obrigatório.(Leia mais abaixo)

 

A partir de 31 de maio, os motoristas que não atenderem à regulação poderão ser automaticamente multados pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal.

A Senatran criou uma página exclusiva para que os condutores consultem se precisam ou não fazer o teste. Confira aqui.

 

Pontos na carteira e multa – A não realização do exame toxicológico é classificada como uma infração gravíssima. Motoristas que descumprirem essa obrigação estão sujeitos a uma multa de R$ 1.467,35 e a perda de sete pontos na CNH.

 

A Senatran destaca que a verificação do cumprimento dos prazos será feita pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal, que têm a responsabilidade de aplicar as penalidades a partir do fim do período regulamentar estabelecido.

 

Fonte: Metrópoles

Relacionados