Condições meteorológicas adversas afetaram a operação de voos para plataformas de petróleo na Bacia de Campos, nesta terça-feira (13), resultando na transferência de várias partidas e chegadas nos heliportos e aeroportos da região.
O Helioporto do Farol de São Tomé, em Campos, e o Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, foram impactados pelo mau tempo, que forçou alterações nos itinerários programados. A Infra Aeroportos, concessionária responsável pelo heliporto do Farol, informou que os voos foram realocados a partir do início da tarde devido às condições adversas nas plataformas de petróleo. No entanto, ainda não há uma data definida para o reagendamento desses voos. Apesar da situação, o Helioporto do Farol e o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, também administrado pela empresa, permanecem operando normalmente.
Em Macaé, a Zurich Aeroportos, concessionária responsável pelo Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, comunicou que 11 voos programados para partir em direção às plataformas de petróleo foram transferidos para quarta-feira (14). A decisão foi tomada devido às condições meteorológicas desfavoráveis no destino das aeronaves, que exigiram a mudança para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação.
As condições climáticas adversas que afetaram a operação aérea são comuns em regiões costeiras e de alta atividade de petróleo, e as autoridades aeroportuárias e heliportuárias tomam medidas preventivas para minimizar os riscos e garantir a segurança das operações. Os passageiros afetados pelos adiamentos devem acompanhar as atualizações das concessionárias para informações sobre novos horários e possíveis alterações.