Marinha e Aeronáutica têm vagas de todos os níveis. Veja conteúdos cobrados em provas

Oportunidades são para fuzileiros navais, oficiais e cadetes

Por: Belman de Alvarenga Heitor

Foto: Divulgação.

banner_baixada_advogado

Concursos abertos da Marinha e da Aeronáutica têm 2.225 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os postos serão preenchidos mediante processos seletivos que incluem sempre provas teóricas. Por isso, a reportagem traz informações sobre as cobranças mais comuns, levantadas junto aos professores: Nívia Xavier, de Língua Portuguesa, da Degrau Cultural; Thiago Nunes, de Matemática, da Degrau Cultural; Wagner dos Santos, de Língua Inglesa, da Degrau Cultural; Wallace Alexandre, de Física, do Curso Dedicação; e Letícia Bastos, de Redação, do Gran Concursos. (leia mais abaixo)

Os concursos, listados abaixo, têm vagas para ambos os sexos. Requisitos de idade, altura e outras informações sobre as seleções podem ser conferidos nos editais. (leia mais abaixo)

 

Fuzileiros navais

A Marinha inscreve até o dia 28 de março para o concurso do Corpo de Fuzileiros Navais, com oferta de 1.680 vagas. O site para fazer a inscrição é www.marinha.mil.br/cgcfn/. É necessário ter ensino médio. A prova tem questões de Língua Portuguesa e Matemática. (leia mais abaixo)

Língua Portuguesa – Embora conte com textos grandes, os enunciados costumam ser diretos, objetivos e curtos. É cobrada interpretação e compreensão textual; morfossintaxe (classes gramaticais e funções sintáticas); ortografia e acentuação; além de pontuação, regência, concordância e crase. (leia mais abaixo)

Matemática – Alguns assuntos bem comuns são: ângulo; áreas e figuras planas com Teorema de Pitágoras; expressões numéricas; equações do primeiro grau; equações e problemas do 2º grau; Regra de Três simples; porcentagem. Os enunciados são diretos, mas as questões podem explorar mais de um ponto do edital. (leia mais abaixo)

 

Oficiais da Aeronáutica

A Aeronáutica tem 345 vagas de oficiais para médicos (311), engenheiros (14), capelães (6), farmacêuticos (4), dentistas (3) e profissionais do quadro de apoio (7). O concurso de nível superior já encerrou as inscrições. Quem se candidatou fará provas de Conhecimentos Especializados e de Gramática e Interpretação de Texto. Com exceção dos médicos, os candidatos também farão uma redação. (leia mais abaixo)

Gramática e Interpretação de Texto – Os enunciados são ora curtos e objetivos, ora longos e mais explicativos. As questões giram em torno de interpretação e compreensão textual; coesão e coerência; verbos, pronomes e conjunções; tipologia textual; pontuação (vírgulas e aspas); concordância, regência e crase; significação contextual das palavras (sinônimos, antônimos, conotação e denotação); ortografia e acentuação. (leia mais abaixo)

 

Cadetes do ar

A Aeronáutica inscreve para um concurso de nível fundamental, com oferta de 150 vagas, até 26 de março. O endereço para inscrição é www.fab.mil.br/ingresso/. A prova para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar terá questões de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, além de uma redação. (leia mais abaixo)

Língua Portuguesa – É considerada uma das provas mais difíceis dos concursos brasileiros. Os enunciados são objetivos, curtos e claros. Entretanto, as alternativas costumam ser longas, pois a ênfase da prova é na parte de interpretação e compreensão textual. Sendo assim, os candidatos podem esperar uma prova com muitos textos dentro dos variados gêneros textuais. Na parte gramatical, questões sobre variação linguística, figuras de linguagem, coesão e coerência, ortografia e acentuação, funções de linguagem e pronomes. (leia mais abaixo)

 

Matemática – Exige conhecimento do assunto além do básico. Alguns conteúdos cobrados, e de jeito fora da caixinha, são: geometria, como ângulos notáveis, triangulo retângulo, lei dos senos e cossenos, relações métricas e círculos; razão, proporção, porcentagem e juros; potencias e raízes; fatoração e produtos notáveis; funções. (leia mais abaixo)

Língua Inglesa – A prova é muito bem elaborada, com nível de cobrança intermediária. Estruturada basicamente em interpretação de texto, principalmente. Caem ainda questões de análise sintática; verbos; orações condicionais; adjetivos; advérbios; sinônimos; palavras conectivas; pronomes. Alguns recursos que podem ajudar nos estudos são aplicativos como “News in Levels” e uma gramática básica. (leia mais abaixo)

 

Oficiais aviadores

A Aeronáutica vai oferecer 50 vagas para cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. As inscrições estarão abertas entre 7 e 28 de abril, pelo site. É necessário ter concluído o ensino médio. (leia mais abaixo)

A prova terá questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de uma redação. (leia mais abaixo)

 

Língua Portuguesa – O nível de dificuldade é elevado. Os enunciados se misturam entre os diretos e objetivos e os longos e explicativos. Principais conteúdos cobrados são: interpretação e compreensão textual; figuras de linguagem; coesão e coerência e significação contextual de palavras (sinônimos e antônimos). Além desses, formação de palavras (morfologia); ortografia; concordância; regência; crase. (leia mais abaixo)

 

Língua Inglesa – A prova cobra conhecimentos avançados de Inglês, com questões estruturadas basicamente em interpretação de texto; verbo de todos os tipos, inclusive frasais e modais; orações condicionais; adjetivos; advérbios; sinônimos; palavras conectivas; tag; pronomes. Uma boa dica de estudo é traduzir de um a dos textos por dia, de sites como New York Times e BBC. (leia mais abaixo)

 

Matemática – Os assuntos mais importantes são: trigonometria, analítica e funções; probabilidade e polinômios; geometria e progressões; estatística; proporções e conjuntos. O nível de dificuldade é elevado, mesclando questões diretas e extensas. (leia mais abaixo)

 

Física – A concorrência nos concursos para Oficiais da Aeronáutica (AFA) e outras academias militares tem aumentado significativamente. E para selecionar os candidatos mais qualificados, as provas estão mais complexas, exigindo estudo aprofundado e constante.

 

Fonte: Extra

Foto: Divulgação.

Relacionados