O Hospital Geral de Guarus (HGG) deu o primeiro passo, na última semana, para a implantação do Lean nas Emergências, ao receber uma equipe de consultoria e gestão vinculados ao Ministério da Saúde para um encontro no hospital. Foram dois dias de reuniões e visitas guiadas com a superintendência e as direções clínicas, de enfermagem, de emergência e administrativa. O objetivo é levantar dados do hospital, identificar pontos positivos e negativos para uma posterior implantação de ferramentas resolutivas.(leia mais abaixo)
“Chamamos de reunião diagnóstica para conhecer a realidade do hospital e saber o que aplicar com precisão e com a finalidade de otimizar o trabalho, reduzir os custos, aumentar a produtividade e zerar filas de espera, que é a nossa maior missão assistencial”, explicou a consultora Letícia Baraúna.(leia mais abaixo)
Letícia e o médico gestor Pablo Chagas fizeram uma apresentação virtual do Lean nas Emergências, que já foi implantado com êxito em hospitais de referência no Brasil, como o Alberto Einstein, Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa, Moinhos de Vento, todos em São Paulo, entre outros.(leia mais abaixo)
“O HGG já avançou muito desde que a Nova Emergência foi entregue à população há dois anos. Passamos de 2 mil para 8 mil atendimentos ao mês, não temos pacientes em corredores, e já otimizamos nosso trabalho ao longo desse tempo. No entanto, o Lean nas Emergências chega em boa hora, porque é uma avaliação técnica e direcionada de um modelo de gestão que vai permitir maior credibilidade nos processos de transformação do hospital”, comemora o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi.(leia mais abaixo)
A diretora clínica do HGG, médica Luisa Barreto, pontuou na reunião alguns gargalos do hospital para serem observados e resolvidos. “O nosso foco de melhoria é agilizar o fluxo dos exames, como coleta de sangue e resultados, além de agilizar os laudos de imagem, como as tomografias, para celeridade no diagnóstico e tratamento do paciente”, observou a médica.(leia mais abaixo)
O diretor do Pronto-Socorro do HGG, Guilherme Andrade, apresentou a funcionalidade de um sistema administrativo e integrativo, em que as informações serão analisadas no processo de implantação do Lean nas Emergências.(leia mais abaixo)
De acordo com a consultora Letícia Baraúna, o projeto Lean nas Emergências visa melhorar o fluxo hospitalar para redução de custo na porta de emergência. “Viemos entender os processos e propor melhorias. O HGG foi selecionado porque é referência e se enquadra nos critérios de alto número de atendimento e impacto populacional. Melhorar o HGG é melhorar toda a rede de saúde da região, resultando em visibilidade e impacto social”, disse.(leia mais abaixo)
Impacto positivo – Depois de percorrer o hospital, o médico gestor do projeto, Pablo Chagas, destacou os pontos positivos do Novo HGG. “Encontramos uma gestão comprometida e interessada em receber ferramenta para melhorar a excelência do atendimento e isso já representa 50% do projeto. O cenário que encontramos aqui significa que tem 100% de chance de dar certo. Trabalhamos com ferramentas, protocolos e indicadores chaves que não podem ser comparados com outros hospitais, mas com o próprio hospital. Faremos acompanhamentos à distância e vamos observar uma emergência esvaziada, e a satisfação das pessoas, tanto dos pacientes quanto dos funcionários”, finalizou.(leia mais abaixo)
O projeto Lean nas Emergências é implantado em fases com a intenção de que as ferramentas administrativas propostas passem a fazer parte da rotina hospitalar. Em Campos, o Lean nas Emergências começou pelo Hospital Ferreira Machado, em 2023, com metodologia para as necessidades específicas do hospital.