Inaugurado novo Centro Cirúrgico do HGG; vídeos

Local foi preparado para cirurgias emergenciais e também eletivas, além de exames mais invasivos

Foto: Filipe Lemos/Campos 24 Horas.

Vídeos ao final das informações – Secretaria de Saúde de Campos inaugurou nesta quarta-feira (31), o novo Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Guarus (HGG), preparado para cirurgias emergenciais e também eletivas, além de exames mais invasivos. Estiveram presentes o secretário de Saúde do município, Paulo Hirano, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges e o superintendente do HGG, Vitor Ramos, além da primeira-dama, Tassiana Oliveira.(Leia mais abaixo)

Paulo Hirano destacou que a inauguração do novo centro é mais um passo no avanço assistência à saúde do município. “Hoje a gente dá um grande passo inaugurando esta ala nova do centro cirúrgico, que foi ampliado e temos agora uma disponibilidade de mais uma sala, inclusive preparada em condições de fazer os transplantes”, disse o secretário de Saúde.(Leia mais abaixo)

Vitor Ramos explicou que a expansão da Saúde em Campos tem obedecido o aumento realmente da demanda. “É um prazer imenso apresentar esse centro cirúrgico com as salas antigas totalmente reestruturadas e essa nova quinta sala que a gente fez uma obra para ter capacidade para fazer a cirurgia de maior complexidade, principalmente transplante renal”, finalizou o superintendente do HGG.(Leia mais abaixo)

Por dia, são realizados entre cinco e seis procedimentos. A primeira cirurgia no novo centro foi uma colecistectomia, para retirada de vesícula biliar. No mesmo dia, a equipe de urologia fez um procedimento por videolaparoscopia para extração de cálculos renais em um paciente. O superintendente do Novo HGG, Vitor Mussi, comemora. “Esta inauguração demonstra a expansão da saúde em Campos obedecida pela demanda de quem nos procura. É um prazer apresentar esta ampliação e as salas estruturadas. A quinta sala está sendo preparada para cirurgias de maior complexidade, como as oncológicas e de transplante renal”, afirmou Mussi.

Dos 133 procedimentos realizados, 57 foram de cirurgia geral, 46 urológicas, oito vasculares, duas de proctologia, 17 procedimentos ginecológicos e três cirurgias torácicas.(Leia mais abaixo)

O centro cirúrgico conta com três entradas, sendo uma para acesso de macas com pacientes, outra para acolhimento do paciente que chega sem uso de maca e outra entrada exclusiva para paramentação e desparamentação de funcionários do setor.(Leia mais abaixo)

Segundo a diretora clínica do HGG, Luísa Barreto, no local são feitas cirurgias emergenciais e também eletivas. “São cirurgias gerais e também específicas, como urológicas, proctológicas e ginecológicas. Além disso, exames mais invasivos, que necessitam de sedação, também são feitos no centro cirúrgico. Este novo ambiente está agradando a todos e atende aos requisitos da Vigilância Sanitária e do setor de controle de infecção hospitalar”, afirma Luísa.(Leia mais abaixo)

De acordo com a coordenadora do centro cirúrgico, a enfermeira Alciema Monteiro de Oliveira Brito, o espaço possui salas de Recuperação Pós-anestésicas (RPA), antessala para acolhimento de pacientes, farmácia própria, vestuário feminino e masculino, área de descanso e alimentação dos profissionais e sala de estudos para discussão de casos e análises de pareceres. Veja vídeos abaixo.

Relacionados