Hospital Ferreira Machado avança para a segunda fase do projeto “Lean nas Emergências”

Essa nova etapa é fundamental para garantir a adesão das equipes e a implementação eficaz de ferramentas que foram executadas da fase 1, com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento

Foto: Divulgação.

O Hospital Ferreira Machado (HFM) está intensificando os esforços para otimizar os serviços de saúde através da iniciativa “Lean nas Emergências”, focada na redução da superlotação e na melhoria dos processos hospitalares. Na semana passada, uma reunião com os gestores, coordenadores e diretores da unidade marcou o início de uma nova fase do programa, destacando um compromisso renovado com a excelência operacional e o cuidado ao paciente. (Leia mais abaixo)

 

A partir deste mês, o HFM inicia a fase 2 do projeto Lean das Emergências, centrada no atendimento cirúrgico, enfermaria e também no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Essa nova etapa é fundamental para garantir a adesão das equipes e a implementação eficaz de ferramentas que foram executadas da fase 1, com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento. (Leia mais abaixo)

 

O pronto-socorro do HFM, mesmo não estando vazio, enfrenta diariamente o desafio de manter um bom funcionamento. Para isso, é crucial que o fluxo nas enfermarias seja eficiente, assegurando vagas suficientes para os pacientes que chegam em estado de emergência. A fase 2 do Lean das Emergências vem para otimizar esse processo, melhorando a organização e o tempo de resposta do atendimento cirúrgico e de cuidados intensivos. (Leia mais abaixo)

 

O administrador do projeto Lean, Daniel Soren Presgrave, compartilhou os avanços e desafios enfrentados pelo projeto. “O Lean nas Emergências está agora em uma nova fase, em que vamos aperfeiçoar as ferramentas existentes da fase 1, ajustando-as para atender às demandas específicas do cirúrgico em CTI. Analisamos minuciosamente cada ferramenta, identificando ganhos e áreas que precisam de mais atenção. Nossa estratégia inclui uma distribuição eficiente de tarefas para garantir um avanço ágil e consistente”, informou. (Leia mais abaixo)

 

O projeto Lean já demonstrou resultados significativos no HFM, incluindo a redução do tempo de espera no atendimento médico, internação e entrega de exames laboratoriais. O hospital também tem se dedicado à prevenção da superlotação nas urgências e emergências, um desafio constante em hospitais públicos e filantrópicos. Segundo o indicador NEDOCS, que mede a superlotação em pronto-socorro, o HFM alcançou uma redução notável de 51,3% no triênio 2021-2023, superando a média geral de 47% entre os hospitais participantes até outubro. Além disso, o hospital registrou um índice de 58,8% em melhorias contínuas, refletindo o compromisso com a qualidade e eficiência nos serviços de saúde. (Leia mais abaixo)

 

“Estamos entrando em uma fase crucial que visa consolidar a excelência operacional no Hospital Ferreira Machado. Através do aprimoramento contínuo dos nossos processos, estamos focados em reduzir desperdícios e elevar ainda mais a qualidade do atendimento prestado”, afirmou o superintendente do HFM, Guilherme Ribeiro. (Leia mais abaixo)

 

O Lean nas Emergências não apenas visa melhorar os tempos de espera e a eficiência dos serviços, mas também fortalecer a gestão hospitalar como um todo. O programa é parte do esforço nacional para aplicar os princípios Lean, conhecidos por maximizar resultados em diversos setores, incluindo saúde. Com apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto é executado em todo o país por instituições renomadas, como o Hospital Sírio-Libanês, a Beneficência Portuguesa de São Paulo e o Hospital Moinhos de Vento.

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