Postado por Fabiano Venancio – A Prefeitura de Campos reafirmou, em nota emitida nesta segunda-feira (05), o compromisso com o funcionalismo, destacando que mantém os salários em dia, o que não ocorria no governo passado, além de “importantes medidas foram adotadas para garantir respeito, reconhecimento e melhores condições de trabalho aos nossos servidores”. A nota ainda diz que não há recursos no orçamento de 2025 para sustentar um aumento no momento. A nota foi emitida após um ato realizado pelo Siprosep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), que está em campanha por 10% de reajuste salarial e alega não ter recebido resposta do governo para um documento em que faz reivindicações. Leia a nota abaixo: (Leia mais abaixo)
NOTA – A Prefeitura de Campos dos Goytacazes reafirma seu compromisso com os servidores públicos municipais, mesmo que isso implique em algumas vezes dizer não. Encontramos uma cidade com salários atrasados e sem calendário de pagamento. Em apenas um ano (12 meses de arrecadação) pagamos 15 folhas salariais e criamos um calendário programado dentro do mês trabalhado.
A Prefeitura afirma que manter salários em dia é sua obrigação e que não existem rubricas orçamentárias possíveis para pagamento de servidor (recurso próprio) disponível para sustentar um reajuste no momento, pois se correrá o risco de inadimplência. (Leia mais abaixo)
Nos últimos quatro anos, importantes medidas foram adotadas para garantir respeito, reconhecimento e melhores condições de trabalho aos nossos servidores. Dentre os principais avanços, destacamos:
1. Valorização Financeira e Reajustes Salariais * Reajuste escalonado de 10,4% nos vencimentos, após anos de congelamento; * Pagamento em dia dos salários e 13º; * Quitação de férias, rescisões e outros passivos deixados por gestões anteriores; * Adequação dos pisos salariais de diversas categorias, como técnicos de enfermagem, agentes comunitários e auxiliares; * Concessão de bônus extraordinário de R$ 2 mil, em 2021, aos servidores ativos como forma de reconhecimento pelo trabalho durante a pandemia. (Leia mais abaixo)
2. Saúde e Qualidade de Vida * Criação da Policlínica do Servidor, unidade exclusiva para atendimento médico e multiprofissional;
3. Desenvolvimento Profissional e Estrutura de Carreira * Realização de três concursos públicos, após mais de uma década sem grandes concursos; * Implantação e atualização do sistema de progressão horizontal (“letrinhas”) do Plano de Cargos e Salários e promoção vertical (titulação acadêmica) que estava congelado; * Ofertas contínuas de cursos de capacitação e programas de qualificação. (Leia mais abaixo)
4. Valorização Institucional * Criação do Estatuto da Guarda Civil Municipal, fortalecendo a estrutura da segurança pública.
Por todo exposto, mantemos nossa postura de responsabilidade e de respeito a todos, explicando a verdade e os motivos da impossibilidade de momento. Continuaremos fomentando o aumento da receita própria do município como temos feito até aqui, para a manutenção dos salários em dia e, quando possível, mais benefícios aos servidores da Prefeitura.