Governo Wladimir acumula saldo positivo na geração de empregos e empresas

BALANÇO DO 1º SEMESTRE DE 2024- Campos 24 Horas levanta dados da economia campista no Ministério do Trabalho e Jucerja

Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio – Campos acumula saldo positivo em diferentes setores da economia neste primeiro semestre de 2024. Em dois recortes que refletem o crescente nível de desenvolvimento e o crescimento das atividades econômicas, o município contabiliza números superavitários na geração de emprego e na criação de novas empresas durante o governo Wladimir Garotinho (PP). Os dados levantados pela equipe do Campos 24 Horas são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e do Emprego, e da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). (Confira abaixo)

No campo da geração de empregos, em que o Caged faz um balanço do número de contratações, menos o de demissões, o saldo positivo de Campos foi de 1.671 vagas de emprego, atrás apenas do município do Rio de Janeiro, com 7.571. É o quinto mês consecutivo de saldo positivo de empregos na planície goitacá neste ano. (Leia mais abaixo)
Quanto à criação de novas empresas e o encerramento de outras, o saldo também é positivo. Campos acumula novamente desempenho positivo neste ranking nos seis primeiros meses.
De acordo com levantamento da equipe do Campos 24 Horas com base em dados da Jucerja, o município contabilizou a constituição formal de 904 novos estabelecimentos, com a extinção de 457, perfazendo um saldo positivo de 447 entre abertura de novas empresas e baixas de outras antes existentes. (Leia mais abaixo)
Na avaliação do diretor de Indicadores Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ranulfo Vidigal, os números positivos de Campos se devem a algumas variáveis, entre elas “o componente da macroeconomia que passa pela elevação da massa salarial, além de vários fatores locais como o fato de Campos ser um polo atrativo de grandes empresas do setor de logística e varejo em grande escala”. (Leia mais abaixo)
Segundo o economista, “esses fatores tem aumentado o ânimo dos empreendedores em abrir novos negócios. Há ainda outro componente local, como a situação orçamentária mais estável do município, bem como as políticas de transferência de renda, o que faz aumentar a demanda agregada de consumo”, enfatizou. (Leia mais abaixo)
Ainda de acordo com Ranulfo Vidigal, “as parcerias da Prefeitura com outras instâncias administrativas tem trazido investimentos de infraestrutura para o município, com o aumento do número de contratações, de modo a gerar mais trabalho e renda, fazendo circular mais recursos no comércio e outros setores. (Leia mais abaixo)
Campos lidera o atendimento a Microempreendedores Individuais (MEI) em 2024 no estado do Rio de Janeiro, no ranking das salas do empreendedor mantidas pelo Sebrae em parceria com as prefeituras, no Espaço do Empreendedor, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira.
O número de em Campos aumentou 31% nos últimos três anos, com perto de 40 mil MEIs registrados, segundo dados da Receita Federal. Entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, Campos ocupa a primeira posição no interior, de acordo com dados do Data Sebrae.

Relacionados