Postado por Fabiano Venancio – Com ações e programas fundamentais para as crianças e os adolescentes de Campos, a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) foi considerada uma instituição de referência em 2024 no município. Trata-se de um trabalho de proteção social, inclusive com oito casas de acolhimento que são a moradia das crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que passam por algum processo de violência, considerado fundamental para que Campos tenha políticas públicas destinadas à garantia de direitos da infância e da adolescência. O Campos 24 Horas ouviu os gestores da FMIJ, o vice-presidente Leandro Castelo e o presidente Diego Rodrigues, sobre as ações que impactaram positivamente a vida de nossas crianças e adolescentes este ano. Eles destacaram as conquistas de 2024 e o apoio que tiveram do prefeito Wladimir Garotinho. (Leia mais abaixo)
“A medida que nos despedimos de 2024, é com um coração cheio de gratidão e orgulho que refletimos sobre o trabalho que realizamos juntos na Fundação. Nossa gestão sempre teve como lema: O direito é igual para todos, mas a prioridade é para as crianças e os adolescentes. E, com essa visão, encerramos mais um ano com a sensação do dever cumprido”. E listaram as ações: (leia mais abaixo)
– A construção da quadra de grama sintética e a reforma da quadra poliesportiva, proporcionando espaços adequados para a prática esportiva.
– A criação do ginásio de artes marciais, que fomenta o desenvolvimento físico e emocional dos jovens.
– A retomada do programa de cultura Semeando Arte, que enriquece a formação cultural de nossos jovens.
– O projeto piloto de aprendizagem da Guarda Mirim, que oferece oportunidades de aprendizado e cidadania.
– Nossas equipes de Taekwondo e Jiu-jitsu brilharam em torneios, conquistando diversas medalhas e elevando o nome da FMIJ.
– A aquisição de instrumentos para o projeto musical “Aquarela Musical”, permitindo que mais jovens expressem sua criatividade.
– A formatura de jovens nos cursos profissionalizantes do programa Qualifica Jovem e da Guarda Mirim, preparando-os para o futuro.
“Além disso, gerimos os oito acolhimentos institucionais e os 5 conselhos tutelares, garantindo a proteção de crianças e adolescentes em diferentes níveis de vulnerabilidade”. (leia mais abaixo)
Diego Rodrigues:
“Estou imensamente satisfeito com nosso trabalho. Conseguimos atingir nossos objetivos, que vão além da defesa dos direitos; buscamos a profissionalização, a cultura, o esporte e o lazer. Nossa missão é preparar jovens para que possam buscar seu espaço na sociedade, sempre lembrando que a juventude é um período de desenvolvimento e diversão responsável.” (leia mais abaixo)
Leandro Castelo:
“Olhar para o pátio e ver centenas de jovens é uma alegria imensa. Fui um deles, e hoje, como vice-presidente, meu maior desejo é oferecer o melhor para todos. A FMIJ foi fundamental para meu crescimento, e quero que todos os jovens saibam que estamos aqui para apoiá-los em seus sonhos e na construção de um futuro promissor.” (leia mais abaixo)
“Agradecemos a todos que contribuíram para que 2024 fosse um ano de grandes realizações. Desejamos a todos um Ano Novo repleto de esperanças, conquistas e, acima de tudo, a continuidade do nosso compromisso com as crianças e adolescentes de Campos dos Goytacazes”. (leia mais abaixo)
A FMIJ gostaria de expressar seu sincero agradecimento ao prefeito Wladimir, por permitir o desenvolvimento de nosso trabalho e confiar na nossa gestão à frente desta pasta tão importante. Sua confiança e apoio foram fundamentais para que pudéssemos realizar nossas ações e fazer a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes.
Foto: Divulgação.